As super-propriedades das estrelas de neutrões | Ciência às Seis (on-line)

18 de Janeiro - 18h
As super-propriedades das estrelas de neutrões

Dia 18 de Janeiro às 18h realiza-se via Zoom, a palestra intitulada "As super-propriedades das estrelas de neutrões" com a Professora Constança Providência, directora do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Sessão inserida no ciclo "Ciência às Seis", iniciativa do RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, destinada ao público em geral interessado em cultura científica, de participação livre e gratuita, não sendo necessária inscrição.

Resumo da Palestra: Estrelas de neutrões são formadas pelo material mais espetacular que se pode imaginar: um cubo de açúcar deste material tem a massa do Monte Evereste. A sua  massa é pouco maior que a do Sol mas o seu diâmetro não é maior que a largura da ilha da Madeira: são dos objetos mais densos do universo. E giram a velocidades impressionantes: podem ter um  período tão pequeno como alguns milisegundos! Sim, são estrelas com a massa do Sol que completam uma rotação em milisegundos!

Será dada uma breve nota histórica sobre a previsão e descoberta destas super estrelas, e discutido porque é que estes objetos são tão interessantes. A observação e medição das propriedades macroscópicas das estrelas de neutrões permitem obter informação microscópica de matéria exótica à qual presentemente não temos acesso no laboratório. O estudo destes objetos une físicos das áreas da astrofísica, física nuclear e partículas, e gravitação. Recentemente, a deteção das ondas gravitacionais  GW170817 emitidas pela fusão de duas destas estrelas logo seguida da deteção de radiação eletromagnética em todos os comprimentos de onda e de uma kilonova abriu uma nova era na astrofísica: a astrofísica multi-mensageira.

Biografia da Oradora:

Constança Providência é professora Catedrática do Departamento de Física da Universidade de Coimbra. Presentemente diretora do Departamento de Física e membro do Conselho Geral da Universidade de Coimbra. Tem desenvolvido investigação nas áreas de matéria estelar densa e quente, estrelas de neutrões, diagram de fase da QCD, transição de fase líquido-gás da matéria nuclear, matéria hadrónica e de quarks magnetizada. Tem supervisionado regularmente alunos de doutoramento e de mestrado. Recebeu o Prémio Ciência da Gulbenkian em  1991 e o foi nomeada Outstanding Referee of APS em 2018.

Tem sido coordenadora de vários projetos financiados pela FCT e foi/é membro das ações COST NewCompStar e PHAROS ambas dedicadas ao estudo de estrelas de neutrões. É editora e autora da coleção «Ciência e Brincar» da Editorial Bizâncio e da secção «Vamos Experimentar!» da revista Gazeta da Sociedade Portuguesa de Física.

Notícias UC

Fotos no Facebook