10 Anos | 10 Figuras > Ciência e Sociedade

4.ª-feira, 11 Setembro, 18:00
5 setembro, 2019
10 Anos | 10 Figuras > Ciência e Sociedade - Mónica Bettencourt Dias

No âmbito do programa 10 ANOS | 10 FIGURAS, na próxima quarta-feira dia 11 de Setembro, pelas 18 horas, é homenageada Mónica Bettencourt Dias, bióloga celular e Directora do Instituto Gulbenkian de Ciência, que virá falar sobre "Ciência e Sociedade".

A entrada é livre e destinada ao público em geral, dando lugar ao diálogo com o convidado homenageado. Questões sobre a relação entre a ciência que se faz no Instituto Gulbenkian de Ciência e a sociedade estarão no centro do diálogo. Como é que a sociedade portuguesa vê hoje a ciência? Como deve ver? Qual é o papel do Estado e das instituições privadas como a Fundação Gulbenkian? Como podemos aproximar-nos dos países europeus mais desenvolvidos?

Biografia
Mónica Bettencourt-Dias é desde Fevereiro de 2018 Directora do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), sedeado em Oeiras. Doutorou-se pela University College de Londres em Bioquímica e Biologia Molecular e também tem um diploma em comunicação de ciência do Birkbeck College de Londres. Fez o pós-doutoramento na Universidade de Londres e no Birbeck College, tendo voltado a Portugal em 2006. É investigadora principal do IGC desde 2006 e lidera o Laboratório de Regulação do Ciclo Celular Ao longo do seu percurso científico teve  duas bolsas do Conselho Europeu de Investigação (ERC, na sigla em inglês) em 2010 e 2015.  Recebeu o Pfizer Award for Basic Research, o Keith Porter da Sociedade Americana de Biologia Celular  e o  Eppendorf Young European Investigator Award. Foi eleita em 2015 membro da Organização Europeia de Biologia Molecular.

CARTAZ

Contactos:

Maria Manuela Serra e Silva

e-mail: ccvromulocarvalho@gmail.com

Tel.: 239 410 699

*O programa "10 Anos | 10 Figuras", desenvolvido no âmbito da celebração do 10º Aniversário do RÓMULO (a 24 de Novembro de 2018), presta homenagem a algumas figuras proeminentes da cultura e da ciência nacionais e conta com a moderação do Director do Centro, Professor Carlos Fiolhais.