Da China à Vacina | Noite Europeia dos Investigadores 2020

27 de Novembro - 21h30
23 novembro, 2020
Da China à Vacina - NEI 2020

Dia 27 de Novembro, em mais uma Noite Europeia dos Investigadores, pelas 21h30, o Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra organiza a palestra online, via plataforma Zoom intitulada "Da China à Vacina" com o epidemiologista Manuel Carmo Gomes da Faculdade de Ciências de Lisboa e com moderação de Carlos Fiolhais, director do Rómulo.

Destinada ao público em geral, a sessão é de participação livre e não necessita de inscrição. No fim da apresentação do orador, os participantes poderão colocar questões e fazer comentários.

RESUMO DA PALESTRA:

Sabemos que a actual pandemia que a todos preocupa foi causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 que teve origem na China. A doença espalhou-se rapidamente a todo o mundo, tendo sido amortecida por confinamentos mais ou menos drásticos. Os epidemiologistas estudaram e estudam a propagação viral e fizeram algumas previsões, embora com algum grau de incerteza. Vivemos agora uma segunda vaga da pandemia e uma questão relevante consiste em saber quando se atingirá o respectivo máximo. A vacina é, neste momento, uma esperança que a ciência nos oferece, mas várias questões sobre ela estão ainda pendentes

BIOGRAFIA SUMÁRIA:

Manuel Carmo Gomes, licenciado em Biologia, é professor de Epidemiologia e Doenças Infecciosas na  Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Faz parte da equipe encarregue de estabelecer a chamada Reserva Nacional de Medicamentos e a Comissão Técnica de Vacinação que presta assessoria à Direção-Geral da Saúde (DGS) e, nesse âmbito, tem vindo a acompanhar várias crises epidemiológicas com os profissionais da DGS e do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).  Foi graças ao seu estudo rigoroso e fundamentado sobre o que se estava a passar na China, para  poder transmitir aos seus alunos, que  foi convidado a ingressar no grupo que auxilia o governo sobre a pandemia. Tem sido um dos mais eficazes comunicadores de ciência nesta crise sanitária.

NEI

Fotos no Facebook