Dos estomas ao clima: árvores e florestas nos ciclos da água e do carbono | Ciência às Seis

29 de Março - 18h
Dos estomas ao clima

Dia 29 de Março às 18h realiza-se via Zoom, a palestra intitulada "Dos estomas ao clima: árvores e florestas nos ciclos da água e do carbono" com Catarina Moura do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra e com moderação do físico Carlos Fiolhais.

Sessão inserida no ciclo "Ciência às Seis", iniciativa do RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, destinada ao público em geral interessado em cultura científica, de participação livre e gratuita.

RESUMO: As alterações climáticas constituem hoje um dos maiores desafios da Humanidade. Sabemos que se devem ao aumento de emissões de gases de efeito de estufa, designadamente o dióxido de carbono. As plantas são capazes, graças à fotossíntese, de absorver dióxido de carbono produzindo oxigénio. Que papel têm as árvores e os seus grandes agrupamentos que são as florestas no ciclo da água e do carbono que estão na base do clima? Que prejuízo causa a deflorestação? Que papel no clima poderá ter uma florestação intensiva?

Breve biografia da Oradora:

Catarina Moura, doutorada pela Universidade de Duke, nos Estados Unidos, passando depois por UC-Berkeley (Califórnia), pelo Instituto Max Planck de Biogeoquímica em Jena, na Alemanha, e com actividade em Portugal, em Lisboa e em Coimbra, tem se dedicado às alterações climáticas e biogeoquímica em ecossistemas terrestres e florestais, incluindo os montados do sul de Portugal. Actualmente investigadora no Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, e associada à Cátedra UNESCO para a Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável, tem um grande interesse pela comunicação de ciência, educação e aproximação da academia à sociedade e ao público escolar, participando em várias acções de divulgação e formação sobre os temas da biodiversidade, acção climática e sustentabilidade."

*Fotos no Facebook