Apresentações orais: boas e más práticas | Ciência às Seis (online)

20 de Outubro - 18h
12 outubro, 2020
Apresentações orais

Dia 20 de Outubro, às 18h, realiza-se via Plataforma Zoom, a palestra inserida no ciclo "Ciência às Seis" intitulada "Apresentações orais: boas e más práticas” com o Professor Luís Adriano Oliveira do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Sessão inserida no ciclo Ciência às Seis online, iniciativa do RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, coordenado por Carlos Fiolhais e António Piedade.

Destinada ao público em geral, mas em especial aos estudantes universitários, a sessão é de participação livre e não necessita de inscrição. No fim da apresentação do orador, os participantes poderão colocar questões, fazer comentários, etc.

Breve biografia do orador: Professor Catedrático desde 2000 no Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). Aposentado desde janeiro de 2014. Atualmente, Professor Catedrático Convidado (pro bono), na mesma instituição.

Licenciatura em Engenharia Mecânica pela FCTUC, em 1975.
Universidade de Poitiers (França): Mestrado (“Diplôme d’Études Approfondies”, D.E.A.), em 1978 ; Doutoramento (“Docteur Ingénieur”, D.I.), em 1981.
Universidade de Coimbra: Doutoramento (Especialidade: Aerodinâmica), em 1986; Agregação (Especialidade: Aerodinâmica), em 1998.

Resumo da palestra: Nem todos nascemos para estar em palco, seja ele real ou virtual! Para alguns de nós, o desafio de enfrentar uma plateia chega mesmo a assumir dimensão de verdadeiro pânico! Longe de inelutável, tal forma de inibição pode e deve ser ultrapassada, não raro com surpreendente facilidade, se for encarada de frente. Contando com mais ou menos aptidão nata para realizar exposições orais, a chave do sucesso (apresentação de elevado impacto, cativante e convincente, que valoriza o trabalho relatado e é eticamente irrepreensível) reside em empenhado esforço de estruturação, preparação e prática, envolvendo repetidos exercícios de treino, ensaios em condições tão próximas das reais quanto possível.
A palestra acompanha potenciais oradores na realização desse trabalho, que incide sobre conteúdos a partilhar, forma de partilha, conceção e utilização de eventual material de apoio (notas escritas em papel, projeção de diapositivos…), atitude em palco. - Luís Adriano Oliveira
Livro de apoio:
Oliveira, L. A. (2018). Escrita científica: da folha em branco à versão final. LIDEL.