Sociologia das "outras" cidades | Ciência às Seis (on-line)

9 de Fevereiro - 18h
4 fevereiro, 2021
"Sociologia das outras cidades"
© Rómulo CCVUC

Dia 9 de Fevereiro às 18h, realiza-se via Plataforma Zoom, a palestra inserida no ciclo "Ciência às Seis" intitulada "Sociologia das outras cidades" com Carlos Fortuna, professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigador do CES - Centro de Estudos Sociais.

Sessão inserida no ciclo Ciência às Seis online, iniciativa do RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, coordenado por Carlos Fiolhais e colaboração de António Piedade.

Destinada ao público em geral, a sessão é de participação livre e não necessita de inscrição. No fim da apresentação do orador, os participantes poderão colocar questões e fazer comentários.

Resumo da Palestra:

As outras cidades são os territórios diferentes que a sociologia e as outras ciências sociais ignoram ou são incapazes de entender. São as cidades que escapam ao figurino urbano não-ocidental e que crescem às avessas do que a disciplina tomou como padrão. São também as cidades do sensível, do imaterial e de tudo que a cegueira epistémica da sociologia "não deixa ler". São ainda os lugares que a pandemia devassou e que tantos ensaiam reabilitar. A sociologia também. O sucesso desses desígnios será tanto maior quanto mais nos facilitar viver urbanidades diferentes, mais consentâneas com as de outras cidades.

Biografia:

Carlos Fortuna fez o doutoramento em Sociologia (na State University of New York - Binghamton - 1989), é Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigador Permanente do Centro de Estudos Sociais. Tem sido coordenador científico dos Programas de Doutoramento em "Sociologia" e em "Sociologia: Cidades e Culturas Urbanas". As suas áreas de interesse são: Culturas Urbanas; Turismo, Patrimónios e Memórias; Identidades e Imagens das Cidades; A Cidade dos Sentidos. É autor de vários livros, sendo as suas publicações mais recentes são: “Cidades e Urbanidades” (Lisboa, Instituto de Ciências Sociais, 2020),  "Simmel: A Estética e a Cidade" (Coimbra, Imprensa da Universidade,2010) (Org.); Diálogos Urbanos (Coimbra, Almedina, 2013) (Org.), Cultura, Formação e Cidadania (Lisboa, GEPAC; 2015) (vários autores).

Fotos no Facebook