Do Planeta-X a Plutão e ao Planeta Nove | Ciência às Seis (on-line)

13 de Abril - 18h
8 abril, 2021
Planetas

Dia 13 de Abril às 18h, realiza-se via Plataforma Zoom, a palestra intitulada "Do Planeta-X a Plutão e ao Planeta Nove" com o astrónomo Nuno Peixinho, investigador da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Sessão inserida no ciclo Ciência às Seis on-line, iniciativa do RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, coordenado por Carlos Fiolhais e colaboração de António Piedade.

Destinada ao público em geral, a sessão é de participação livre e não necessita de inscrição. No fim da apresentação do orador, os participantes poderão colocar questões e fazer comentários.

Resumo da Palestra: No final do século XIX, especulava-se sobre a existência de um Planeta-X para além de Neptuno. Em 1930, Plutão foi descoberto, mas muito longe da zona prevista. Em 1992 descobrimos que Plutão é realmente um membro de uma enorme cintura de corpos gelados orbitando para além de Neptuno. Em 2006, a missão espacial "New Horizons" é lançada para Plutão e este é reclassificado como planeta-anão. Em 2015, a "New Horizons" chega a Plutão, encontrando muitas surpresas. Em 2016, novas teorias sobre a existência de outro planeta voltam a emergir. Como é isso possível? Vamos ver...

Breve Biografia do Orador:

Nuno Peixinho é Investigador na Universidade de Coimbra. O estudo observacional, com telescópios, de pequenos corpos do Sistema Solar é a sua principal área de investigação, embora trabalhe também noutras áreas da astronomia e das ciências planetária, incluíndo a física solar e a meteorologia espacial, tendo mais de 60 publicações em revistas da especialidade. Doutorou-se em Astronomia e Astrofísica pela ULisboa, tendo realizado os seus trabalhos no Observatório de Paris. Foi também Pós-Doc no Institute for Astronomy, no Hawaii, onde estão os Observatórios do Mauna Kea, e Professor na Universidad de Antofagasta, no Chile, onde estão os Observatórios do La Silla e do Paranal, do European Southern Observatory (ESO). É Coordenador da Unidade de Promoção da Ciência do Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra (OGA) onde frequentemente dá sessões de planetário e sessões de observação noturna com telescópios. É também o Delegado Português ao Comité de Utilizadores do ESO e Co-coordenador Nacional para a Educação em Astronomia (NAEC) da União Astronómica Internacional (IAU, sendo também Membro do Conselho Científico do Instituto de Investigação Interdisciplinar (III) da UC. Leciona Ciências Planetárias no Mestrado em Astrofísica e Instrumentação para o Espaço (MAIE) pelo Departamento de Física da FCTUC. É membro do recém-criado pólo do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) na Universidade de Coimbra.

Fotos no Facebook