Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Higgs para Caloiros

24 outubro, 2018
higgs para caloiros
higgs para caloiros

Na próxima segunda-feira, dia 29 de Outubro, pelas 18 horas, realiza-se no RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, a palestra “Higgs para caloiros”, proferida por André Mendes, físico português investigador do  CERN - European Organization for Nuclear Research. Os interesses de André Mendes incluem para além da ciência a comunicação científica. É por isso que ele é um guia oficial do CERN desde 2004. Carlos Fiolhais, director do RÓMULO, fará a apresentação e moderará o diálogo com o investigador no final. A sessão é aberta a todos os interessados.

O Higgs, que já foi chamado “partícula de Deus”, já deu um prémio Nobel a Peter Higgs e a François Englert que a previram nos anos 60. Apesar de a sua descoberta ser uma das maiores proezas do CERN, na Suíça, o público em geral tem ainda dificuldades em compreender do que se trata. A palestra “Higgs para caloiros” pretende explicar o Higgs e, em geral, o CERN para toda a gente.

SOBRE O ANDRÉ MENDES
André Mendes começou a fazer experiências com muões no CERN em 2001. Em 2006, juntou-se a CMS, uma das duas grande experiências no LHC, onde trabalhou no calorímetro electromagnético. Quando o LHC começou a funcionar, começou por medir a probabilidade de se produzir um fotão. Quando pensou em expandir a análise para dois fotões decidiu fazê-lo indo à procura do bosão de Higgs e dois anos depois encontrou-o. Continuou a estudar esta nova partícula até 2017, quando concluiu um mandato de dois anos de coordenador do grupo de física do Higgs em CMS, um grupo com 200 colaboradores activos. 
Desde o ano passado que o André se dedica a preparar os novos detectores que vão entrar em funcionamento em 2025, que é já amanhã nesta área da Física.



Cartaz
Fotografias
ENTRADA LIVRE   
Público-alvo: Público em geral 
Contactos: Maria Manuela Serra e Silva – ccvromulocarvalho@gmail.com / 239 410 699