Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Apanhados pelo Vírus | Ciência às Seis (online)

24 de Novembro - 18h
20 novembro, 2020
Apanhados pelo Vírus

Dia 24 de Novembro, Dia Nacional da Cultura Científica e de Rómulo de Carvalho, celebra-se o 12º Aniversário do Rómulo. Convidamos à participação de quantos nos têm seguido desde o início desta aventura na divulgação de ciência que queremos continuar e de todo o restante público se queira juntar.

Às 18h realiza-se a apresentação do livro publicado pela Gravida em Novembro de 2020 "Apanhados pelo vírus: factos e mitos acerca da COVID-19" com os autores da obra, o bioquímico David Marçal e o físico Carlos Fiolhais.

Sessão inserida no ciclo Ciência às Seis online, iniciativa do RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, coordenado por Carlos Fiolhais e colaboração de António Piedade.

Destinada ao público em geral, a sessão é de participação livre e não necessita de inscrição. No fim da apresentação dos oradores, os participantes poderão colocar questões, fazer comentários, etc.

Sinopse do livro:

Fomos todos apanhados pelo vírus. Não apenas os infectados com o SARS-CoV-2, mas também a multidão que viu o seu quotidiano virado do aves­so de um dia para o outro. Muito se disse e desdisse.

As próprias autoridades de saúde, que inicialmen­te desaconselharam o uso de máscaras, pouco depois tornaram-nas obrigatórias. Os teóricos da conspiração fizeram prova de vida, espalhando os mais incríveis disparates, como a associação do vírus às radiações 5G. À pandemia da COVID-19 juntou-se uma infode­mia: ficámos inundados de desinformação.

A primeira parte deste livro expõe resumidamente não só o que realmente já se sabe, à luz da ciência, mas também as dúvidas que ainda persistem. Na segun­da contradizem-se ideias erradas que têm circulado acerca do novo coronavírus – algumas mais absurdas do que outras. Na última encontra-se um «guia» para acompanhar a ciência em directo, pois as dúvidas e o debate dos cientistas no espaço público poderão cau­sar alguma confusão ao público. O livro termina com a palavra esperança.

Evento no Facebook