"Arrumar a casa antes dos 80" - Homenagem a Victor Gil | Ciência às Seis (on-line)

13 de Julho - 18h
8 julho, 2021
Homenagem a Victor Gil
© Rómulo CCVUC

Dia 13 de Julho às 18h, realiza-se via Plataforma Zoom, a sessão de homenagem a Victor Gil com o Professor João Paiva, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Será apresentado o livro autobiográfico do homenageado. Carlos Fiolhais, director do RÓMULO dirigirá a sessão. Ana e João Gil, coordenadores da obra do seu pai, também intervirão. Haverá possibilidade de diálogo com os participantes que o desejarem.

Sessão inserida no ciclo Ciência às Seis on-line, iniciativa do RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, coordenado por Carlos Fiolhais e colaboração de António Piedade.

Destinada ao público em geral, a sessão é de participação livre e não necessita de inscrição.

Coordenada pelos filhos Ana M. Gil e João M. Gil,  "Arrumar a casa antes dos 80" é uma autobiografia íntima, sob a forma de autoentrevista, um desnudamento do autor, nas suas próprias palavras, que revela a história de uma vida.
Um percurso de vida onde o “ser pioneiro” em várias frentes fez com que deixasse um impressionante legado na Ciência e na Educação.
Arrumar a casa antes dos 80 é uma excelente oportunidade para conhecer e compreender a pessoa, o pensador, o cientista, o escritor, o pintor e o poeta, considerado uma das maiores referências portuguesas na área das Ciências Físico-Químicas.

Biografia do Orador:
João Carlos de Matos Paiva é Professor Associado com Agregação (em Didáctica) no Departamento de Química e Bioquímica e membro da Unidade de Ensino das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
É coordenador do núcleo de "Educação, Comunicação de Ciência e Sociedade " do Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto (CIQUP). É autor de cerca de 30 livros, uma vintena dos quais são manuais escolares.
O seu principal interesse situa-se nas relações da ciência com outras áreas do saber - nomeadamente poesia, filosofia, religião, divulgação, sociologia e educação.

Fotos no Facebook