As imagens com que a Ciência se faz | Ciência às Seis (online)

10 de Novembro - 18h
30 outubro, 2020
Ciência e Arte

Dia 10 de Novembro, às 18h, realiza-se via Plataforma Zoom, a palestra inserida no ciclo "Ciência às Seis" intitulada "As imagens com que a Ciência se faz” com a Professora Olga Pombo da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Sessão inserida no ciclo Ciência às Seis online, iniciativa do RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, coordenado por Carlos Fiolhais e António Piedade.

Destinada ao público em geral, a sessão é de participação livre e não necessita de inscrição. No fim da apresentação da oradora, os participantes poderão colocar questões, fazer comentários, etc.

Resumo da Palestra:

As ciências sempre fizeram imagens. Desde a geometria grega que o destino da ciência se cruza, não apenas com a palavra escrita, mas também com o delinear da figura, com o desenho da forma, com a configuração do espaço. Também hoje as ciências continuam a fazer-se de e com imagens que elas mesmas produzem.

Imagens cada vez mais sofisticadas, que envolvem processos de produção sempre novos que a ciência mesma vai tornando possíveis. Imagens que, ontem como hoje, estiveram sempre lá, não apenas para comunicar a outros um saber já constituído, não apenas para tornar fácil o que é difícil, para dar a ver o que já se sabe, mas - suspeitamos nós - para contribuir, de forma decisiva, para a constituição desse saber, para compreender o que sem elas não se compreenderia.

Todos olhámos, mas nunca vimos, as imagens com que a ciência sempre se fez. Como se elas não estivessem lá. Pretendemos contrariar este alheamento, esta espécie de desatenção face ao lugar das imagens em ciência. Que funções lhes são atribuídas? Que papel desempenham?

Evento no Facebook