"Dicionário dos Antis: A Cultura Portuguesa em Negativo"

14 dezembro, 2018
dicionário dos antis

No dia 19 de Dezembro de 2018, às 18.30h, haverá uma sessão pública de lançamento da obra "Dicionário dos Antis - A Cultura Portuguesa em Negativo", obra recém publicada dirigida pelo Professor José Eduardo Franco e que será apresentada por Fernando Catroga, José Pedro Paiva e Luísa Schmidt.

"Portugal Católico" e "Dicionário dos Antis" são um retrato vivo da cultura portuguesa, duas obras absolutamente centrais e imprescindíveis para compreender o passado e o futuro do nosso país.

SINOPSE
Esta é uma obra surpreendente e que pode surpreender os leitores pela dimensão e diversidade de olhares sobre o “lado negativo” da cultura portuguesa. Esta obra apresenta um olhar diferente, um olhar sobre o avesso da cultura portuguesa em articulação com os dinamismos construtivos e disruptivos das suas congéneres internacionais. Fomos habituados, na escola, a aprender fundamentalmente aquilo a que podemos chamar a cultura positiva, a visão afirmativa da história. Este dicionário, em contrapartida, propõe uma visão diametralmente oposta: uma viagem pelas correntes, as etnias, as religiões as instituições, as figuras a partir do olhar do adversário, de quem discordou, de quem atacou, de quem pensou o contrário. Este Dicionário pretende, com efeito, apresentar o resultado da investigação e da análise crítica das correntes e dos discursos centrados com base na perceção negativa dos outros (o judeu, o padre, o inglês, o muçulmano, o comunista, o maçon, o castelhano...) na história de Portugal, desde os primórdios da nossa cultura e civilização até aos nossos dias. Esta abordagem permitirá compreender em que medida tais discursos criaram estereótipos e demonizaram diferenças. Trata-se de analisar a história da cultura numa espécie de imagem em negativo, para empregar uma metáfora fotográfica. Este dicionário, com efeito, oferece-nos, entre outros contributos, um mapeamento de largo espectro, um repertório criticamente interpretado do poder os estereótipos e da sua capacidade de gerar culturas e mentalidades intolerantes, segregadoras, sectárias, exclusivas e excludentes. Neste momento, está já em estado avançado de preparação uma versão brasileiras desta obra sob o título Dicionário dos Antis: A Cultura Brasileira em Negativo. Outras universidades e investigadores de outros países com quem temos trabalhado em torno deste tema estão a gizar obras semelhantes para ampliar este campo de investigação das Culturas em Negativo como via fundamental para a compreensão e desconstrução dos mecanismos que geram culturas e mentalidades intolerantes e como via para criar uma cultura mais esclarecida e consolidadora de sociedades livres, plurais e maduramente democráticas. Merece, com efeito, nota especial o facto deste ser um projeto de perfil interdisciplinar desenvolvido primeiramente em Portugal que está a suscitar interesse internacional, estando a sua matriz a ser adaptada para o desenvolvimento de estudos da herança cultural anti de outros países.

ENTRADA LIVRE
Público-alvo: Público em geral
Contactos: Maria Manuela Serra e Silva – ccvromulocarvalho@gmail.com / 239 410 699