Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

"O eclipse solar de 1919 : as expedições científicas e as observações feitas em Sobral"

28 março, 2019
Eclipse solar de 1919
Eclipse solar de 1919

Na próxima 3ª feira, dia 2 de Abril de 2019, tem lugar no RÓMULO Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra a palestra "O eclipse solar de 1919 : as expedições científicas e as observações feitas em Sobral", com Ildeu de Castro Moreira, Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

RESUMO DA PALESTRA
Neste ano se comemora em todo o mundo o centenário das observações astronômicas feitas no eclipse solar de 29 de maio de 1919. As medidas da deflexão da luz das estrelas na borda do Sol constituíram uma confirmação importante da Teoria da Relatividade Geral de Einstein. As observações decisivas foram feitas por astrônomos britânicos em Sobral e na Ilha do Príncipe. Nesta palestra discutiremos a primeira tentativa feita no Brasil, em 1912, para se medir este efeito durante um eclipse solar. Depois comentaremos sobre os preparativos, feitos em Sobral, para a observação do eclipse pelas comissões britânica, brasileira - que fez observações sobre a corona solar - e norte-americana - que realizou medidas do magnetismo terrestre e de eletricidade atmosférica. Em seguida, analisaremos como ocorreram as observações em Sobral, no dia 29 de maio, e os resultados referentes à deflexão da luz da luz obtidos pela comissão britânica e anunciados em novembro de 1919. Finalizaremos com uma discussão sobre a repercussão destes resultados no Brasil para a aceitação de Teoria da Relatividade Geral e para o reconhecimento de Einstein como cientista. Quando esteve no Rio de Janeiro, em 1925, Einstein escreveu a seguinte frase para os jornais: “O problema concebido pelo meu cérebro incumbiu-se de resolvê-lo o luminoso céu do Brasil.” - Ildeu Moreira 

Cartaz
RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra 
Maria Manuela Serra e Silva  
Telefone – 239 410 699  
E-Mail: ccvromulocarvalho@gmail.com