À Procura de novos Planetas - Prémio Nobel da Física 2019
Dia 20 de Novembro às 18h realiza-se a palestra intitulada "À Procura de novos Planetas - Prémio Novel da Física 2019" com o Professor Alexandre Correia do Departamento de Física da Universidade de Coimbra. A palestra será seguida de um espaço de diálogo, entre o público e o orador, com a moderação de Constança Providência, directora do Departamento de Física.
A entrada é livre e destinada ao público em geral, dando lugar ao diálogo com o orador, contando com a moderação do da Professora Constança Providência.
RESUMO:
Alexandre Correia trabalhou na Suíça, colaborou em vários trabalhos com dois dos premiados Nobel: os suíços Michel Mayor e Didier Queloz (no cartaz, com a Terra em fundo), que descobriram o primeiro exoplaneta em 1995. Hoje a detecção de planetas semelhantes à Terra é um dos grandes desafios da ciência. Terão vida? E terão vida inteligente? Isto é, estaremos ou não sozinhos no Universo.
BREVE BIOGRAFIA DO ORADOR:
Alexandre Correia, especialista em sistemas planetários, depois de ter ensinado e investigado na Universidade de Aveiro, está agora na Universidade de Coimbra. Licenciado em Física pela Universidade de Lisboa, doutorou-se no Instituto de Mecânica Celeste da Universidade de Paris VI (2001). Em 2003 foi investigador no Observatório de Genebra, onde trabalham os dois astrónomos, Michel Mayor e Didier Queloz, que foram premiados com metade do prémio Nobel da Física de 2019. Estuda a estabilidade de e sistemas planetários como o nosso sistema solar. É autor de numerosos artigos em revistas científicas de grande prestígio como a “Nature”, sendo um dos cientistas portugueses com mais renome internacional. Nos seus tempos livres gosta de natação, leituras e viagens.