Redes Neuronais: a chave para a Inteligência Artificial? | Ciência às Seis (on-line)

5 de Abril - 18h
Inteligência Artificial

Dia 5 de Abril às 18h realiza-se via Zoom, a palestra intitulada "Redes Neuronais: a chave para a Inteligência Artificial?" com o físico Armando Vieira e moderação de Carlos Fiolhais, professor de Física (aposentado) da Universidade de Coimbra e divulgador de ciência.

Sessão inserida no ciclo "Ciência às Seis", iniciativa do RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, destinada ao público em geral interessado em cultura científica, de participação livre e gratuita.

Resumo: As redes neuronais artificiais são conhecidas desde os anos 80, mas nos últimos 10 anos tiveram um ressurgimento notável ajudando a resolver problemas que se julgava quase intransponíveis desde análise de imagens e vídeo até tradução automática. O seu sucesso tem sido tão grande que alguns consideram que estamos perante a maior revolução tecnologia comparável do século.
Na apresentação irei abordar como funcionam as redes neuronais artificiais, alguns problemas complexos por elas resolvidos e o seu impacto na ciência e sociedade.

Breve biografia do Orador:
Armando Vieira é licenciado em Física pelo Instituto Superior Técnico e doutorado em Física pela Universidade de Coimbra. Tem trabalhado em Inteligência Artificial há mais 20 anos, em áreas tão variadas como imagem médica até à descoberta de medicamentos, sendo em Londres consultor da indústria de software. É autor do livro "Introduction to deep learning business applications for developers" publicado em 2018. Mais informações AQUI