“Alterações climáticas: das evidências observacionais à modelação do clima futuro”

21 fevereiro, 2019
alterações climáticas

Na próxima 4ª feira, dia 13 de Março de 2019, às 18.00h, realiza-se no RÓMULO Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, a 8ª palestra da 3ª temporada do ciclo de palestras "Ciência às Seis!".

O orador desta sessão é Pedro Matos Soares

SINOPSE DA PALESTRA
Alterações Climáticas: das evidências observacionais à modelação do clima futuro As alterações climáticas são um dos maiores desafios que a humanidade enfrenta. Após várias décadas de investigação em torno da problemática do aquecimento global existe hoje um consenso quase absoluto que o sistema climática vive um processo de aquecimento em resultado das emissões de gases de estufa de origem humana. Este consenso tem por base, em primeiro lugar, as evidências inexoráveis das observações da evolução clima passado e recente, e em segundo lugar, dos modelos físicos do sistema climática. De facto, os modelos climáticos constituem a mais poderosa ferramenta para projectar a evolução do nosso clima desde a escala global à regional e mesmo local. A região mediterrânica, e em particular Portugal, é das áreas do mundo considerados mais vulneráveis às alterações climáticas, o que confere grande relevância a uma quantificação da mudança do clima em Portugal no século XXI, e dos seus impactos associados na nossa sociedade.

RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra
Maria Manuela Serra e Silva