"E se, de repente, um desconhecido lhe oferecer colisões, isso é… o LHC" | Ciência às Seis (on-line)

22 de Março - 18h
LHC

Dia 22 de Março às 18h realiza-se via Zoom, a palestra intitulada "E se, de repente, um desconhecido lhe oferecer colisões, isso é… o LHC" com o físico André Tinoco Mendes do CERN e moderação de Carlos Fiolhais.

Sessão inserida no ciclo "Ciência às Seis", iniciativa do RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, destinada ao público em geral interessado em cultura científica, de participação livre e gratuita.

Resumo: Foi no LHC,  o maior acelerador de partículas de sempre, que foi descoberta a partícula de Higgs em 2013, feito que valeu o Prémio Nobel da Física aos dois físicos teóricos responsáveis pela sua previsão décadas atrás.

Mas o que é o LHC? Para que serve? E o que fazem os milhares de físicos que lá trabalham? Agora que o acelerador está prestes a voltar a operar, após revisão, que resultados são esperados?

Breve Biografia do Orador:

André Tinoco Mendes formou-se em Engenharia Física no Instituto Superior Técnico – IST em Lisboa no ano 2000 e doutorou-se em Física Experimental de Partículas também no IST em 2006. Trabalhou no LIP – Lisboa e está há mais de uma década a trabalhar no CERN, em Geneva , na Suíça. É líder de secção na equipa do detector CMS focado na actualização do calorímetro, um detector que apresenta vários desafios científicos e de engenharia.

Entre 2015 e 2017, esteve no grupo do CMS que analisou a partícula de Higgs, em particular o seu decaimento em dois fotões. Esteve envolvido em combinações entre as equipas CMS e ATLAS, como a medição combinada do LHC da massa do bóson de Higgs.

Os interesses de André incluem a divulgação científica e a utilidade do CERN para físicos de geral. É por isso que ele é guia oficial do CERN desde 2004 e esteve envolvido com a experiência CLOUD durante seis anos.

*Fotos no Facebook