"Pedras do Sol e da Lua: Megalitismo e Arqueoastronomia Cultural"

11 março, 2019
Pedras do Sol e da Lua

Na próxima 5ª-feira, dia 14 de Março de 2019, no âmbito do ciclo ASTROTALKS - Palestras de Astronomia e Astrofísica, organizadas pela SAC - Secção de Astronomia da Associação Académica de Coimbra, tem lugar no RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra a palestra "Pedras do Sol e da Lua: Megalitismo e Arqueoastronomia Cultural" com o Professor Manuel Calado da Universidade de Lisboa.

RESUMO DA PALESTRA
Serão apresentados vários exemplos de monumentos megalíticos europeus que comprovam, sem margem para dúvidas, o interesse dos seus construtores em determinados eventos astronómicos com implicações na organização do tempo e do espaço humanos.
A arqueoastronomia cultural procura integrar essas manifestações no contexto cultural que as produziu; no que respeita aos monumentos megalíticos, estamos perante um quadro de profundas transformações na forma como o Homem se relaciona com a Natureza: a chamada Revolução Neolítica.
Neste quadro, centrado algures em 5000 BC, as palavras-chaves são: agricultura, pastorícia, sedentarização, crescimento demográfico, complexificação social e cultural.
Em síntese, trata-se de um programa de domesticação das paisagens. Do Céu e da Terra. Do Tempo e do Espaço. E aqui, entram os astros…

RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra
Maria Manuela Serra e Silva