Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Ciência às Seis: Professores para quê? Está tudo no Google

28 de Janeiro - 18h
17 janeiro
Professores para quê? Está tudo no Google
Professores para quê? Está tudo no Google
© Rómulo

Dia 28 de Janeiro, às 18h, realiza-se a palestra "Professores para quê? Está tudo no Google" com Helena Damião, Professora de Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e membro integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS 20) da mesma Universidade. Palestra inserida no ciclo de palestras "Ciência às Seis", coordenado por António Piedade, a decorrer até Julho de 2020.

A entrada é livre e destinada ao público em geral interessado em cultura científica.

RESUMO DA PALESTRA:

A designada “narrativa da educação do futuro/do século XXI”, criada por organizações internacionais de alcance global e adoptada nos mais diversos sistemas de ensino, incluindo o português, é composta por um conjunto de slogans que se vê reproduzido pelos agentes que, directa ou indirectamente, participam nesses sistemas. Entre esses slogans, destaca-se o seguinte: “está tudo no google” ou, numa formulação aproximada, “o google sabe tudo”. Explica-se que o conhecimento escolar, “antes” transmitido pelo professor, pode “agora”, com inúmeras vantagens, ser encontrado e trabalhado, de modo autónomo, pelos alunos com vista à aquisição de “competências”. A palestra centra-se neste slogan, cuja essência, note-se, vem de longe, apesar de a contemporaneidade lhe emprestar novas roupagens. Em concreto, com base na obra clássica “Professores para quê?”, de George Gusdorf, discute-se o seu sentido e consequências de que, como sociedade, devemos estar bem conscientes.  

Evento no Facebook