Alterações Climáticas: o Futuro vem aí | Noite Europeia dos Investigadores 2021

3 setembro
NEI 2021

24 de Setembro - NOITE EUROPEIA DOS INVESTIGADORES

Há já uma tradição de vários anos de celebração da Noite Europeia dos Investigadores, que tem lugar por todo o país e por todo o continente europeu, no RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra. Este ano será continuada essa tradição, mas devido à situação sanitária, o debate entre cientistas e público será on-line, numa sessão moderada pelo físico Carlos Fiolhais.

O debate intitulado "Alterações Climáticas: O Futuro vem aí" realiza-se às 21h30, via plataforma Zoom, com as participações de alguns dos melhores cientistas portugueses na área:

Catarina Moura | Bióloga ambiental, Universidade de Coimbra

José Xavier | Biólogo marinho, Universidade de Coimbra

Pedro Miranda | Físico, Universidade de Lisboa

O tema da Noite deste ano na Europa é o clima. O tema não podia ser mais oportuno, dada a publicação em Agosto passado da contribuição do Grupo de Ciências Físicas para o 6.º relatório do Painel Internacional para as Alteração Climáticas da ONU e a proximidade da Conferência de Glasgow sobre essas alterações (COP-16 – Glasgow Climate Change Conference, de 31 de Outubro a 12 de Novembro). As últimas notícias são preocupantes – faça-se o que se quiser o aquecimento da Terra vai subir mais de 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais, o limite estabelecido no Acordo de Paris. Importa o melhor conhecimento da situação, o debate público e a acção colectiva.

Breve Biografia dos participantes:

Catarina Moura é doutorada na Universidade de Duke, nos Estados Unidos, e com várias estadas em Berkeley (Califórnia), no Instituto Max Planck de Jena, na Alemanha e actividade em Portugal, em Lisboa e em Coimbra, é actualmente investigadora no Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, onde se tem dedicado às alterações climáticas e biogeoquímica em ecossistemas terrestres e florestais. Tem desenvolvido trabalhos de campo em montados do Ribatejo. Tem-se interessado pela comunicação de temas de sustentabilidade, em particular as reservas da Biosfera.

José Xavier
é doutorado pela Universidade de Cambridge (Reino Unido) e, actualmente, investigador do Instituto do Mar da Universidade de Coimbra e da British Antarctic Survey (Cambridge), colaborando com investigadores de vários países. Estuda o comportamento de predadores de topo (pinguins, albatrozes e focas) no Oceano Antárctico em relação com as alterações climáticas, realizando investigação na Antárctida desde 1997. Tem representado Portugal nas reuniões do Tratado da Antárctida e em vários comités da Scientific Committee for Antarctic Research, além de fazer parte do comité executivo de vários programas científicos internacionais. Foi o mais jovem investigador a ganhar o prémio internacional Marta T. Muse pelo seu trabalho de excelência em ciência e política na Antárctida. Coordenador de projectos educativos, foi um dos vencedores do concurso de ensaios sobre ciência da revista New Scientist e da fundação Britânica Wellcome Trust.

Pedro Miranda
é professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigador no Instituto Dom Luiz. Fez o doutoramento em Meteorologia na Universidade de Reading (Reino Unido) em 1991. Os seus principais centros de interesse têm sido a modelação numérica de fluidos geofísicos, a camada limite da atmosfera, as ondas associadas a montanhas, as interacções entre atmosfera e oceanos  e as mudanças climáticas. Tem participado em diversos programas de televisão relacionados com estes assuntos.

*O debate é destinado ao público em geral, de participação livre e gratuita, não necessitando de inscrição.

Programa Geral na Universidade de Coimbra

Fotos no Facebook