Apresentação do livro "Química ao pé da letra" | Ciência às Seis

30 de Novembro - 18h
26 novembro, 2021
Apres. do livro "Química ao pé da letra"

Dia 30 de Novembro às 18h realiza-se a sessão de apresentação do livro "Química ao pé da letra" por Maria de Fátima Sousa e Silva da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e com as participações de João Paiva da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Martinho Soares da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Sessão inserida no ciclo "Ciência às Seis", iniciativa do RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, destinada ao público em geral interessado em cultura científica, de entrada livre e gratuita. Haverá possibilidade de adquirir o livro.

Sinopse do livro: Há duas dimensões da língua que refletem também, em certo sentido, uma tensão epistemológica da própria química: a denotação e a conotação. A denotação diz respeito ao significado mais preciso e literal, bem em linha com a objetividade que se procura em ciência. A conotação, por sua vez, relaciona-se com o lugar da acumulação, da relação. O sentido da palavra é de tal forma dinâmico que uma palavra ganha algo quando é dita (ou escrita). As palavras da química são descritas nesta obra de forma breve e de acordo com uma estrutura tripartida: a contextualização da palavra, onde se procura enfatizar a sua relevância social e, sempre que oportuno, as suas relações com outras áreas científicas, com a tecnologia e com o ambiente. Segue-se depois a sua definição científica, pautada pelo compromisso equilibrado entre o rigor e a simplicidade. Por último, procede-se à exemplificação que se traduz na apresentação de aplicações concretas do termo, em situações do nosso dia a dia. Talvez ajude saber que “molécula” pode ter a ver com “monte pequeno” e, daí, voltar a esse agregado com distância típica entre átomos da centena de picómetros. Talvez ajude saber que “substância”, uma palavra tão crucial em química, se pode ligar, no seu filão etimológico, a “estar na base de”, “que subsiste”, “que está dentro”. Regista-se uma cumplicidade analógica entre a química e a palavra, que merece aqui ser sublinhada. Há corpúsculos a que chamamos átomos (quais letras), que se podem agrupar em moléculas e outros agregados (quais palavras), que no seu conjunto originam estruturas mais complexas (quais frases e textos), que constituem a matéria (quais livros), que se transforma e dá vida. E depois há o fascínio e a beleza de como as coisas são… como há na poesia!

Biografia dos convidados:

Maria de Fátima Sousa e Silva é professora do Instituto de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras de Coimbra desde 1974, e investigadora do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da mesma Universidade. Prepara neste momento um estudo sobre Ésquilo (Ésquilo, o primeiro dramaturgo europeu) e intervém, como coordenadora e tradutora, numa equipa que prepara uma colecção completa da produção dramática grega.

João Paiva é Professor no Departamento de Química (Secção de Educação) da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e membro da Unidade de Ensino das Ciências dessa faculdade. O seu principal interesse profissional situa-se no diálogo da ciência com outras áreas do saber e nas aplicações pedagógicas das tecnologias de informação e comunicação, particularmente no domínio da química. É também membro do Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto (CIQUP) . Autor e co-autor de recursos digitais para o ensino e de vários livros

Martinho Soares é licenciado em Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa e doutorado em Poética e Hermenêutica pela Universidade de Coimbra, instituição na qual é investigador e professor.