Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Alzheimer: a verdade sobre a Doença do Século | Ciência às Seis (on-line)

28 de Setembro - 18h
23 setembro
Alzheimer
Alzheimer

Dia 28 de Setembro, às 18h, realiza-se via Plataforma Zoom, a apresentação do livro "Alzheimer: a Verdade sobre a Doença do Século" com o autor Bruno Dubois, a tradutora Katia Andrade, ambos médicos especialistas em Neurologia e com moderação do físico Carlos Fiolhais.

Sessão inserida no ciclo "Ciência às Seis", iniciativa do RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, destinada ao público, de participação livre e gratuita, sem necessidade de inscrição.

Acesso à sessão no Zoomhttps://videoconf-colibri.zoom.us/j/87039221019

ou ID da reunião: 870 3922 1019

Resumo: A doença de Alzheimer é a grande doença do século, sendo uma das doenças mais temidas pela população. Mas o que é exactamente esta doença que nos rouba o nosso bem mais precioso, as nossas memórias e a nossa identidade? O que é que falha no nosso cérebro? Como é que é diagnosticada? Será que esquecermo-nos do nome de alguém ou de uma palavra é suficiente para ficarmos preocupados? E qual é o tratamento? Em que ponto está a investigação científica? Será possível encontrarmos um medicamento para tratar a doença ou teremos de nos resignar? Qual será o papel do Estado?

O professor Dubois responde a todas as perguntas. O que é a doença? Como afecta os doentes, as suas famílias e a sociedade? Qual é o tratamento? Acompanhe esta epopeia científica e partilhe a experiência de um neurologista que contribuiu para definir a doença de forma a ser mais fácil combatê-la. Neste livro fascinante, o Professor Dubois finalmente confere realidade a esta temida doença e diz-nos toda a verdade sobre a doença de Alzheimer.

É um documento chocante, apaixonado e necessário.

Biografias:

Bruno Dubois é neurologista e professor de Neurologia na Sorbonne, em Paris, França. Dirige o Institut de la Mémoire et de la Maladie d'Alzheimer (IM2A), que ele próprio fundou, no Hospital Pitié-Salpêtrière, bem como uma Unidade de investigação INSERM no Institut du Cerveau et de la Moelle épinière (ICM), no mesmo hospital. É considerado um dos maiores especialistas do mundo no domínio das doenças neurodegenerativas. O seu contributo foi essencial para a nova definição da doença de Alzheimer.

Katia Andrade é neurologista e investigadora em neurociências cognitivas, em Paris, onde vive desde 2007. A par do exercício médico e da investigação científica, Katia ama a poesia e a luz-sombra que dela irradia. É autora de obras poéticas como “Retrato” (com o mestre António Bessa, na Guerra & Paz), Poemas Fotográficos (Guerra & Paz) e Poemário Ilustrado do Porto (Chiado Books).

Evento no Facebook