Importância da qualidade do ar interior na Pandemia de Covid-19 | Ciência às Seis (on-line)

7 de Setembro - 18h
1 setembro, 2021
Manuel Gameiro da Silva

Dia 7 de Setembro às 18h, realiza-se via Plataforma Zoom, a palestra intitulada "Importância da qualidade do ar interior na Pandemia de Covid-19" com Manuel Gameiro da Silva, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e moderação do físico Carlos Fiolhais.

Primeira sessão da 6ª edição do ciclo "Ciência às Seis" de 2021/22, iniciativa do RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, coordenada por Carlos Fiolhais. Destinada ao público em geral, a sessão é de participação livre e gratuita, sem necessidade de inscrição.

Resumo da Palestra:

A pandemia da COVID-19 tem suscitado as atenções de investigadores de várias disciplinas, incluindo os de Engenharia Mecânica, que concebem, preparam e certificam os aparelhos de renovação do ar em espaços interiores, assegurando a sua melhor qualidade. De facto, podendo a infecção espalhar-se por pequenas partículas suspensas no ar, os aerossóis, convém assegurar a melhor qualidade do ar nos espaços domésticos e públicos, como escolas e hospitais. Para isso a ventilação tem de ser adequada, diluindo o mais possível a concentração de vírus.

Breve Biografia do Orador:

Manuel Gameiro da Silva é Professor Catedrático da Universidade de Coimbra (Engenharia Mecânica). Investigador do Programa MIT-Portugal, é Professor Convidado do Curso de Mestrado GBBV - ENTPE, Universidade de Lyon -França, Coordenador da Linha de Investigação em Energia Sustentável da LAETA, Vice-Presidente da Rehva, Coordenador da Iniciativa Energia para a Sustentabilidade (EfS) da Universidade de Coimbra.

Os seus Interesses de Investigação são: Qualidade Ambiental Interior, Eficiência Energética, Instrumentação e Medição. É Membro Conselheiro da Ordem dos Engenheiros. Tem-se dedicado, no quadro da pandemia de COVID-19, às questões da qualidade do ar.

Evento no Facebook

Notícia UC