Noite Europeia dos Investigadores (NEI) 2018
No âmbito da Noite Europeia dos Investigadores** o RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, organiza, tal como nos anos anteriores, um debate nas suas instalações no rés-do-chão do Departamento de Física da Universidade de Coimbra. O tema deste ano, que é Ano Europeu do Património, será “Preservação do Património Cultural”. A sessão tem lugar entre as 21h00 e as 23h00.
Para este debate, o RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra convidou alguns dos maiores especialistas portugueses nesta área. Os convidados (por ordem alfabética do primeiro nome) são cientistas bem conhecidos da Universidade de Coimbra de várias áreas disciplinares
- Francisco Gil (Universidade de Coimbra; Dep. Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia)
- Helena Damião (Universidade de Coimbra, Faculdade Psicologia e Ciências e de Educação)
- Raimundo Mendes da Silva (Universidade de Coimbra, Dep. Engenharia Civil, da Faculdade de Ciências e Tecnologia)
- Walter Rossa (Universidade de Coimbra, Dep. Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia)
Com entrada livre, e num ambiente único, a sessão é aberta ao público em geral e, em especial, aos mais interessados pela cultura e património que estabelecerão o diálogo com os convidados, num ambiente informal que já é habitual neste dia que, em toda a Europa, será de ciência para toda a gente.
Para mais informações:
RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra
Maria Manuela Serra e Silva
Telefone – 239 410 699
E-Mail – ccvromulocarvalho@gmail.com
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002912006773
WEBpage: http://www.uc.pt/iii/romuloccv/eventos/noiteeuropeiadosinvestigadores_2016
Cartaz
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
** A Noite Europeia dos Investigadores — European Researchers’ Night — é uma iniciativa lançada em 2005, atualmente bianual, financiada pela Comissão Europeia, no âmbito das Ações Marie Curie, com o objetivo de celebrar a Ciência e de aproximar investigadores e cidadãos.
Esta iniciativa que procura quebrar as barreiras que separam a Ciência dos cidadãos e desmistificar a imagem distante que o cidadão tem do cientista, é uma oportunidade para divulgar o trabalho de grande qualidade e inovação desenvolvido pelos investigadores portugueses, bem como para realçar a importância de uma comunicação eficiente entre centros de investigação e a sociedade civil.
A Noite Europeia dos Investigadores traduz-se numa série de atividades que decorrem durante todo o ano e que culminam numa noite de festa e celebração da Ciência, com lugar em várias cidades europeias na última sexta-feira de setembro.