Eça de Queirós e a ciência do seu tempo | Ciência às Seis (on-line)

16 de Fevereiro - 18h
11 fevereiro, 2021
Eça de Queirós e a ciência do seu tempo
© Rómulo CCVUC

Dia 16 de Fevereiro às 18h, realiza-se via Plataforma Zoom, a palestra intitulada "Eça de Queirós e a ciência do seu tempo" com Maria Helena Santana, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e coordenadora do Grupo de investigação “Património Literário” do Centro de Literatura Portuguesa.

Sessão inserida no ciclo "Ciência às Seis" online, iniciativa do RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, coordenado por Carlos Fiolhais e colaboração de António Piedade.

Destinada ao público em geral, a sessão é de participação livre e não necessita de inscrição. No fim da apresentação da oradora, os participantes poderão colocar questões e fazer comentários.

Resumo da Palestra:

O século XIX acolheu o Positivismo como ideologia dominante, assente no valor do conhecimento e do progresso da Ciência. A Literatura quis-se associar ao novo paradigma, criando romances “científicos”. Abordar-se-á esta problemática incidindo na obra de Eça de Queirós, cuja perspetiva evoluiu ao longo do tempo.

Biografia:

Maria Helena Santana é professora associada na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Faz parte do Centro de Literatura Portuguesa, onde coordena o Grupo de investigação “Património Literário”. Tem-se dedicado à narrativa moderna e contemporânea, em particular ao romance do século XIX e à história cultural deste período. Publicou, entre outros trabalhos, o livro Literatura e Ciência na ficção do século XIX - A narrativa naturalista e pós-naturalista portuguesa (2007).

Fotos no Facebook