/ Prática como Investigação

Inside, 2018

Sara Jobard

Inside é um espetáculo documental, resultado da investigação doutoral de Sara Jobard, que convida o espectador a olhar a casa por trás das cortinas e testemunhar situações privadas de casais, que geralmente não são compartilhadas, nem expostas. A dramaturgia é desenvolvida como uma espécie de quebra-cabeças de entrevistas e relatos de mulheres que viveram relações abusivas. Os discursos das entrevistadas reproduzem, muitas vezes, alguns elementos sexistas e inconscientes de hegemonia do poder masculino.

Sinopse

A partir de um olhar atento sobre a estrutura social contemporânea, o espetáculo sugere a reprodução de processos e estereótipos patriarcais, que colocam a mulher em posição de submissão e acabam por gerar grande parte das relações de violência conjugal, seja ela física, psicológica ou simbólica.

Sara Jobard e Beatriz Wellenkamp Carretas foram à procura de mulheres que vivenciaram esse tipo de relações e tentaram persuadi-las a falar. Algumas eram desconhecidas, outras muito próximas. As atrizes tentam repetir as vozes e cadências das entrevistadas, apresentam e revivem histórias de abuso com sotaques e contextos distintos, entrelaçando os relatos de mulheres portuguesas e brasileiras, onde as situações de violência se repetem exatamente da mesma maneira.

Inside é uma tentativa de expor o que está dentro da casa, o íntimo, o secreto. Dessa forma, o público pode colocar-se diante de situações de violência, que muitas vezes são consideradas normais, e repensar conceitos de agressão e submissão numa relação amorosa.

Biografias e outras informações sobre o projeto podem ser consultadas na Folha de Sala.

Projeto de Doutoramento (em curso)

Jobard, Sara. “Teatro Depoimento. Política e Memória no Teatro Contemporâneo”. Tese de Doutoramento. Orientação: Fernando Matos Oliveira.