/ Prática como Investigação

Pequena História Trágico-Marítima, 2012

Filipa Malva e Jorge Louraço Figueira

Pequena História Trágico-Marítima é simultaneamente um espetáculo profissional e um projeto de pesquisa de linguagem artística. Esta produção inaugura no Teatro Académico de Gil Vicente e no Curso de Estudos Artísticos um método de trabalho ancorado na ideia de esboço contínuo, juntando a pesquisa académica e a criação artística. O projeto foi desenvolvido por Filipa Malva e Jorge Louraça Figueira, no âmbito do doutoramento em Estudos Teatrais e Performativos. Este espetáculo configura uma produção original, retomando por esta via o papel fundamental do Teatro Académico de Gil Vicente e da Universidade de Coimbra na criação artística contemporânea, objetivo que mobiliza igualmente a atual direção do Teatro. Realizado por uma equipa com experiência na criação de espetáculos, tanto para a infância como para adultos, esta produção é destinada a maiores de seis anos. O espetáculo faz uma revisão dos procedimentos já conhecidos do teatro para a infância, ao mesmo tempo que tenta inovar em áreas críticas das artes performativas.

Sinopse

Num pequeno rochedo, com a água a bater-lhes no corpo, dois marítimos tentam salvar-se. Enquanto o mais novo recolhe destroços que o mar lhes devolve, para improvisar uma embarcação, o mais velho recapitula histórias de milagres e relatos de aventuras, para se manterem acordados. A embarcação será a última em que viajam.

Biografias, Processo Artístico e outras informações do projeto podem ser consultadas na Folha de Sala.


Projeto de Doutoramento

Filipa Malva do Vale Gameiro Cardoso, "PLAY SET: Scenography in Portuguese Theatre for Children", Doutoramento em Estudos Artísticos (Especialização em Estudos Teatrais e Performativos), Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Coorientação de Fernando Matos Oliveira (Universidade de Coimbra) e Christopher Baugh (School of Performance and Cultural Industries – University of Leeds). Projeto com apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia: Refª SFRH /BD / 61259/ 2009/ J532022334DF.

O espetáculo completo pode ser visto aqui.