/ Prática como Investigação

[re]interpretation, 2016

Frederico Dinis

Performance sonora e visual inspirada nas memórias sensoriais e na identidade do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra que pretende reinterpretar as características do jardim, combinando gravações site-specific com música electrónica ambiental e procurando gerar interpretações diversas e emoções ambíguas.

O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra está localizado no coração da cidade de Coimbra desde 1772 e estende-se por 13 hectares. O jardim foi criado com o objetivo de complementar o estudo da História Natural e da Medicina e, atualmente, é também um espaço de recolhimento, repleto de recantos que nos convidam simplesmente a um passeio e à contemplação.

Sinopse

Em [re]interpretation procura-se explorar a natureza da memória e da identidade do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, partindo de uma criação sonora e visual e criando-se um espaço-tempo meditativo e figurativo próprio.

Trata-se de uma performance sonora e visual inspirada nas memórias sensoriais e na identidade do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra que pretende reinterpretar as características do jardim, combinando gravações site-specific com música eletrónica ambiental e procurando gerar interpretações diversas e emoções ambíguas.

Em [re]interpretation as atmosferas sonoras e visuais do Jardim Botânico de Coimbra são abordadas no seu próprio espaço físico, criando um espaço tempo que se desenvolve em torno de uma narrativa sonora e visual.

Subjacente a [re]interpretation está ainda a ideia de transubstanciação da natureza em obra, ou a recriação de um novo e alternativo ecossistema que comunga com o espaço que o alberga, irmanando-se com ele, de forma a permitir esquecer a própria realidade imediata, porque as sonoridades e as imagens possibilitam uma imersão especial.

Biografia e outras informações sobre o projeto podem ser consultadas na Folha de Sala.

Projeto de Doutoramento (em curso)

Dinis, Frederico. “Sensações Sinuosas e Emoções Hipnóticas – Performance Sonora e Visual na Contemporaneidade”. Tese de doutoramento em Estudos Artísticos, na especialidade de Estudos Teatrais e Performativos, orientada por Fernando Matos Oliveira (Universidade de Coimbra) e Pedro Tudela (Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto) ao Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.