Mobilidade Sustentável
Compromisso da Universidade de Coimbra
A Universidade de Coimbra (UC) avalia regularmente os padrões de mobilidade da sua comunidade académica e integra objetivos específicos para promover deslocações mais sustentáveis no seu Plano de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da UC 2023–2027.
A transição para meios de locomoção mais sustentáveis não só contribui para a redução das emissões de gases com efeito de estufa, como promove a qualidade de vida da comunidade académica. Assim, a criação de incentivos em prol da mobilidade sustentável integra-se numa das Linhas de Orientação Estratégicas relativas ao ambiente e ação climática, que estabelece a definição de uma estratégia de sustentabilidade ambiental e energética nos campi da Universidade de Coimbra.
Medição dos padrões de deslocação
A UC realiza inquéritos institucionais de mobilidade que permitem identificar os principais modos de transporte utilizados por estudantes, docentes e trabalhadores/as, bem como os impactes ambientais associados.
O questionário aplicado recolhe informação detalhada sobre deslocações a pé, bicicleta, transporte público, automóvel e outras formas de mobilidade.
Questionário institucional de mobilidade
Objetivos para promover a mobilidade sustentável
O PSRSUC estabelece objetivos específicos para:
-
incentivar a mobilidade ativa, através da melhoria das condições para deslocações a pé e de bicicleta;
-
promover modos de transporte de baixo impacto, como o transporte público e elétrico;
-
reduzir o impacto ambiental das deslocações pendulares, alinhando a mobilidade com os objetivos de mitigação climática;
Estes objetivos enquadram as ações em curso e orientam o desenvolvimento futuro de iniciativas de mobilidade sustentável.

Pegada carbónica total (ton CO2,E).
Fonte: Relatório de Gestão e Contas UC 2024
Ações e iniciativas em curso
A UC implementa diversas medidas para reforçar a mobilidade sustentável, incluindo expansão de infraestruturas de mobilidade ativa, parcerias institucionais e iniciativas de sensibilização sobre opções de transporte de baixo impacto.
Mobilidade ativa
-
Lugares de estacionamento para bicicletas nos vários polos da UC
-
Incentivo ao uso de bicicleta e trotineta como alternativa saudável e de baixo impacto
Ucicletas

Projeto de cedência e utilização temporária de bicicletas da UC aberto a toda a comunidade académica, incluindo docentes, corpo técnico, investigadores e estudantes. A iniciativa UCicletas tem como objetivo promover hábitos de atividade física e desportiva no seio da comunidade académica da UC, através da adoção de meios de locomoção alternativos aos transportes públicos e veículos pessoais, bem como incentivar atitudes e comportamentos que contribuam para alcançar, através da atividade física e do desporto, os objetivos para o desenvolvimento sustentável. Em 2024 foram disponibilizadas 28 bicicletas, das quais 20 são elétricas e têm sido disponibilizados também estacionamentos para bicicletas no campus. Descobre mais sobre como participar aqui.
Transporte coletivo - Ecovia Park & Ride UC
O sistema Ecovia Park & Ride é uma modalidade de transporte público implementado desde 01 de junho de 2021 pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC), com linhas especiais de ligação aos principais locais centrais da cidade, através de mini-autocarros elétricos. A Universidade de Coimbra (UC), tratando-se de um sistema que permite aliviar a pressão de estacionamento nas zonas onde tem instalados os seus edifícios e conjugando as preocupações de sustentabilidade ambiental, celebrou acordo com a CMC com objetivo de obter atrativas condições de acesso a toda a Comunidade UC, possibilitando melhores condições de mobilidade.
Nos últimos anos, esta parceria tem permitido a obtenção do Passe Rede Geral + [Entidade - UC], pelo valor atual de 25€/mês. A UC tem comparticipado em 50% o custo deste passe, ficando o valor final em 12,50€/mês.
Podem aderir a esta medida todos os utilizadores dos estacionamentos no Polo I que tenham lugar atribuído e abdiquem do mesmo, ou aqueles que, tendo solicitado um lugar de estacionamento, não lhes tenha sido atribuído para o ano letivo em causa.
As candidaturas para adesão ao sistema Ecovia Park & Ride UC abrem anualmente, previamente ao arranque do ano letivo, sendo todos os membros da comunidade UC notificados via email sobre o período de candidaturas e as condições de adesão.
O Serviço de Gestão das Instalações e Património (SGIP) é responsável pela operacionalização interna da parceria, devendo, em caso de dúvidas, ser contactados preferencialmente para o email estacionamento@uc.pt. Para questões de horários e serviços de transportes devem contactar os SMTUC – Transportes Urbanos de Coimbra.

Mobilidade elétrica
A UC disponibiliza pontos de carregamento para veículos elétricos. Existem postos de carregamento de viaturas elétricas em seis edifícios da FCTUC (polo II), no edifício da Faculdade de Medicina e Reitoria (polo I) e na Faculdade de Farmácia (polo III), com um total de 26 fichas de carregamento, verificando-se um aumento de 63% em relação ao ano anterior. Continuam a existir adicionalmente, dois postos com um total de oito fichas de carregamento nas vias públicas dos polos I e II, cuja gestão é externa à UC, totalizando 34 fichas nos campi. Estes dados reportam a 2024 e vão sendo atualizados anualmente no Relatório de Sustentabilidade da UC.

Número de pontos de carregamento para veículos elétricos em 2023 e 2024.
Fonte: Relatório de Sustentabilidade 2024
Mobilidade Casa-Trabalho
A página web do projeto UC+VIDA apresenta as soluções e medidas disponíveis para facilitar e promover a mobilidade sustentável no acesso ao local de trabalho.
Utilize o formulário disponível na página web do projeto para partilhar as suas sugestões ou ideias sobre como melhorar as deslocações na UC, bem como outros aspetos que contribuam para o seu bem-estar e conciliação entre vida profissional, pessoal e familiar.
Consulte a página web aqui.
Prioridade Pedonal e Acessibilidade no Campus
Área de Reabilitação Urbana (ARU) Universidade/Sereia
A Universidade de Coimbra participou ativamente na sessão pública de apresentação do estudo prévio da Área de Reabilitação Urbana (ARU) Universidade/Sereia – Requalificação Urbana do eixo Alta Universitária – Praça João Paulo II – Sereia, realizada a 9 de abril de 2024, reforçando o seu compromisso com a mobilidade pedonal nos seus campi.
O projeto, desenvolvido pela Câmara Municipal de Coimbra, visa transformar o Polo I da UC numa área prioritariamente pedonal, privilegiando a circulação a pé sobre o tráfego automóvel.
As principais medidas que priorizam a mobilidade pedonal incluem:
- Pedonalização total da Rua Larga, com mais arborização e mobiliário urbano;
- Aumento significativo dos passeios na Calçada Martim de Freitas;
- Criação de ciclovia que vai unir a Alta ao Jardim da Sereia e que, futuramente, poderá ser estendida a Celas;
- Prioridade ao atravessamento pedonal na Rotunda do Papa (Praça João Paulo II);
- Criação de espaços de fruição urbana no Largo da Porta Férrea;
- Redução drástica do estacionamento automóvel (eliminação de 30 lugares no Largo da Porta Férrea e na zona central do Largo D. Dinis);
- Limitação do acesso automóvel à Alta Universitária.
Consulte a notícia completa aqui.
Mata do Jardim Botânico
A Mata do Jardim Botânico da UC constitui um importante espaço verde de mais de 9 hectares que liga a Baixa à Alta de Coimbra, promovendo as deslocações a pé num ambiente natural dentro do campus universitário.
Este percurso pedonal, aberto ao público, permite deslocações a pé num ambiente natural, rodeado de árvores centenárias, vegetação em crescimento livre e bambuzal. A Mata integra também património edificado, como a Estufa-fria, a Capela de São Bento e a Fonte dos Três Bicos.
Com a abertura da Mata, a Baixa e a Alta da cidade de Coimbra ficam ligadas não só por um caminho pedonal priveligiado, mas também pela Linha do Botânico, servida por um autocarro híbrido que faz o percurso ascendente entre o portão da Rua da Alegria e o Portão da Rua do Arco da Traição.
O espaço foi requalificado através de uma parceria entre a UC e a Câmara Municipal de Coimbra, financiada pelo QREN/+Centro, reforçando a aposta da Universidade em criar percursos pedonais atrativos e sustentáveis que incentivem a comunidade académica a deslocar-se a pé.
Leia a notícia sobre a reabertura da Mata aqui.


© UC | Paulo Amaral
Projetos em Destaque
3Cs - Cycling, Campus & City

Projeto, que se centra na sustentabilidade, pretende realçar o valor do desporto e da mobilidade amiga do ambiente, sublinhando a necessidade de utilizar transportes ativos para reduzir as emissões de carbono. O principal objetivo é promover a utilização de bicicletas, sejam elas elétricas ou convencionais, para a mobilidade dentro e fora das cidades.
Tendo como principal área de interesse a mobilidade ecológica, a iniciativa centra-se no estudo de hábitos, comportamentos e na identificação de rotas ideais para apoiar todos os interessados. Com base nestes estudos, será criado um manual para orientar futuros participantes.
Na página web do projeto está ainda disponível conteúdo educativo sobre:
- Uso de bicicleta em meio urbano e não urbano
- 5 passos para andar de bicicleta
- A verificação rápida ABC
- Dicas para deslocações sustentáveis
- Mobilidade ativa e benefícios para a saúde
- Mobilidade ciclável
Para mais informações sobre o Projeto 3Cs – Cycling, Campus & City, consulte a página web aqui.
CHALLENGE MUV GAME DO PROJETO EUROPEU 3CS
A UC, no âmbito do projeto europeu 3Cs (Cycling Campus & City), desafia a comunidade universitária a adotar formas mais ativas e sustentáveis nas suas deslocações através da aplicação MUV Game.
A aplicação monitoriza as emissões de CO2 e contabiliza as deslocações sustentáveis, atribuindo pontos aos utilizadores que optam por transportes mais amigos do ambiente.
Em 2024, o desafio decorreu ao longo de quatro semanas, com prémios para os melhores classificados, incluindo vales Decathlon, utilizações gratuitas de bicicletas e equipamento desportivo.
Com o apoio do Gabinete para o Desenvolvimento Sustentável da UC, a iniciativa visa promover estilos de vida ativos e reduzir as emissões de CO2, privilegiando as deslocações a pé, de bicicleta e transportes públicos.
Para mais informações sobre a App MUV Game consulte a página web aqui.
GREENBEAR - HUMAN-CENTERED EDGE ARTIFICIAL INTELLIGENCE FOR SUSTAINABLE CITIES
O GreenBear é um projeto de investigação inovador que combina Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT) e aplicações móveis para promover comportamentos ecológicos em ambientes urbanos através da gamificação.
Desenvolvido com a participação da Câmara Municipal de Coimbra e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, o projeto utiliza uma plataforma que incentiva comportamentos sustentáveis como a utilização de transportes públicos, a reciclagem e o uso de espaços verdes. Os utilizadores são motivados através de um sistema de recompensas, que inclui bilhetes para eventos culturais e descontos em transportes públicos.
O conceito de Human-in-the-Loop (HiL) é central em GreenBear, permitindo a integração de dispositivos, plataformas digitais e interação humana num ecossistema que promove a sustentabilidade e a consciência ambiental.
Para mais informações sobre o Projeto GreenBear, consulte a página web aqui.