/ ODS em Destaque

ODS 10 | Reduzir as Desigualdades

O nosso compromisso

  • Promover a inclusão e proteção de minorias, prevenir a discriminação e combater o assédio e a violência a todos os níveis (sexual, sexista e moral).

  • Promover a integração e convivência profícua e de mútuo respeito entre diferentes culturas e acolhimento da diversidade cultural, religiosa, individual e ideológica, assumindo uma formação permanente para a consciencialização sobre o respeito pela diversidade, consagrando-o na produção e na transferência de conhecimento, interna e externa.

  • Promoção de práticas e políticas de acessibilidade e acompanhamento de pessoas com necessidades especiais, garantindo a inclusão no contexto académico e contribuindo para um ensino de qualidade, bem como para a identificação de barreiras físicas, de comunicação e de informação que obstem à integração social e escolar destes/as estudantes.

  • Impulsionar a justiça social no seio da comunidade estudantil, garantido que a UC permanece um espaço de tolerância e respeito pela liberdade de pensamento e expressão.

  • Ser uma Universidade Global e uma instituição aberta ao mundo, à cooperação entre os povos e à interação das culturas, no respeito pelos valores da independência, da tolerância e do diálogo, procurando contribuir, no seu âmbito de atividade, para a cooperação internacional e para a aproximação entre os povos.

Talvez não saiba, mas...

UC for All​ é um programa integrado para a promoção da igualdade de oportunidades e equidade no acesso e frequência da UC.


Na plataforma Voluntariado UC ​encontram-se várias oportunidades de voluntariado - na UC e em Instituições Parceiras - bem como outras iniciativas, como recolhas de sangue ou itens necessários para certos grupos, é ainda disponibilizado um curso de voluntariado.​


Nas instalações da Biblioteca Geral encontra-se a Biblioteca Inclusiva da UC ​com equipamentos direcionados a pessoas com dificuldades visuais e a pessoas com dificuldades neuromotoras.


A UC foi reconhecida pela UNAI como um exemplo no acolhimento e integração de estudantes refugiados/as sendo apontada como o modelo de uma universidade portuguesa na receção e tratamento de estudantes em situação de emergência por razões humanitárias. O artigo destaca as iniciativas desenvolvidas para facilitar a integração dos/as estudantes refugiados/as, como os cursos de línguas ministrados na Faculdade de Letras, a possibilidade de frequentar um Ano Zero preparatório do primeiro ciclo de estudos, o apoio psicológico e académico prestado pelos Serviços de Ação Social e todo o trabalho desenvolvido pela Divisão de Relações Internacionais – incluindo a identificação de estudantes que se voluntariam para apoiar a integração dos seus pares.


A UC disponibiliza uma plataforma eletrónica para submissão de denúncias, na plataforma “Canal de Denúncia”, onde também é possível ao/à denunciante aceder a informação sobre o estado de desenvolvimento da denúncia, bastando, para o efeito, introduzir, na mesma plataforma, o código obtido aquando da submissão.


A Academia para o Encontro de Culturas e Religiões da UC, foi criada com o objetivo de promover o estudo da história das diferentes culturas e tradições religiosas mundiais, estimulando o diálogo cultural e inter-religioso.