O nosso compromisso
-
Assegurar que todos os membros da comunidade académica, incluindo pessoas em situação de vulnerabilidade, têm acesso a refeições nutritivas, equilibradas e acessíveis.
-
Garantir a qualidade das refeições e alimentos disponibilizados à comunidade académica, quer no âmbito nutricional, quer na segurança e higiene dos mesmos.
-
Reduzir o desperdício alimentar, estabelecer a sua monitorização, promover práticas sustentáveis, otimizando o uso dos recursos e garantir que os excedentes sejam redirecionados para fins sociais ou ambientais.
-
Garantir que a aquisição de produtos alimentares dê prioridade a fornecedores locais e que sejam aplicados critérios ambientais que promovam práticas agrícolas sustentáveis.
Talvez não saiba, mas...
A Universidade de Coimbra tem 16 unidades alimentares, onde são servidas refeições equilibradas e nutritivas com uma oferta que inclui opções de carne, peixe e vegetariana. O menú social ou refeição social está disponível a um preço acessível e integra sempre sopa, prato principal e sobremesa (fruta ou doce).
Através da UC Share, programa de doação solidária de refeições a estudantes beneficiários de apoio social, disponível na aplicação SASUC Go, qualquer membro da comunidade académica pode dar o seu contributo.
A iniciativa de combate ao desperdício alimentar "Menos é Igual a Mais" dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra visa sensibilizar todos os membros da comunidade académica para a utilização racional dos recursos disponíveis e para a adoção de comportamentos de consumo responsáveis nas cantinas e bares da Universidade de Coimbra, nomeadamente o ajustamento das porções às necessidades individuais, a adoção de métodos de confeção promotores da eficiência na utilização dos alimentos e a monitorização do desperdício alimentar através do Índice de Restos, reportado anualmente nos Relatórios de Gestão e Contas.
Anualmente são produzidos, na Quinta do Palácio de São Marcos, várias toneladas de bens alimentares que são consumidos nas unidades alimentares dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra , para mais informações consultar os nossos Relatórios de Sustentabilidade.
No processo de aquisição de géneros alimentares são aplicados critérios ambientais e de proximidade na seleção das entidades fornecedoras, incentivando a adoção de práticas sustentáveis na cadeia de fornecimento. São tidos em conta fatores como: origem e impacte ambiental, estatuto de agricultura familiar e ainda qualidade certificada de modo de produção biológico. A título de exemplo, podem consultar o programa do procedimento de uma aquisição de produtos de agricultura, da pesca, da silvicultura e afins, realizado em 2023.