O nosso compromisso
-
Promover, nas práticas e nas políticas institucionais, uma representação equilibrada de género nos diferentes pilares e eixos de missão, aos mais diversos níveis, nomeadamente científico, académico, de gestão e tomada de decisão, mitigando a segregação horizontal e vertical, promovendo a integração de mulheres e homens em áreas científicas/de estudo onde estão sub-representados/as, removendo as barreiras institucionais à progressão e apoiando o desenvolvimento das carreiras e assegurando a inclusividade nos órgãos de governação.
-
Melhorar a conciliação entre o trabalho/estudo e a vida pessoal e familiar, promovendo medidas que permitam concretizar processos de bem-estar individual e coletivo, e conciliar, da melhor forma possível, a generalidade e a particularidade.
-
Cumprir as normas aplicáveis à proteção de denunciantes de infrações garantindo o direito à confidencialidade e anonimato da sua identidade, bem como das informações que, direta ou indiretamente, permitam deduzi-la, à proteção jurídica nos termos gerais, proibindo atos de retalização.
-
Promover a inclusão e proteção de minorias, prevenir a discriminação e combater o assédio e a violência a todos os níveis (sexual, sexista e moral).
-
Integrar a perspetiva de género e os princípios de igualdade, equidade e diversidade em todas as áreas científicas, nos conteúdos educativos e de investigação, como componentes da excelência académica, aprofundando estes temas para sensibilizar a comunidade, implementando continuamente medidas de melhoria.
Talvez não saiba, mas...
A Universidade de Coimbra destaca o percurso e as áreas de interesse de várias investigadoras na rúbrica Mulheres da UC na Ciência.
O Plano para a Iguldade, Equidade e Diversidade da Universidade de Coimbra tem como objetivo combater as desigualdades de género e promover a equidade e diversidade dentro da Instituição, através de ações que proativamente combatam as desigualdades no meio académico.
A iniciativa GendER@UC surgiu com o objetivo de reforçar a integração da perspetiva de género nos processos e desenvolveu documentos de trabalho como um Manual de Comunicação Inclusiva na Investigação, um Guia para a organização de eventos científicos inclusivos, um Guia para candidaturas a financiamentos do Horizonte Europa e um Guia com orientações sobre como integrar a dimensão de género nos processos das Unidades de Investigação de Desenvolvimento.
O Projeto Inspira, no Departamento de Engenharia Informática, visa atrair, apoiar e manter estudantes, investigadoras e professoras do sexo feminino na área da informática. Procuram manter o equilíbrio e a diversidade de género nesta área através de mentoria e eventos.
A Universidade de Coimbra garante o reconhecimento de um conjunto de direitos a estudante grávida, mãe e pai estudantes, que podem ser consultados no Regulamento Académico.
Os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra dispõem de Serviços de Apoio à Infância, nomeadamente creche e jardim de infância, com vagas prioritárias para os/as filhos/as de estudantes e trabalhadores/as da Universidade de Coimbra e também com vagas para candidatos/as sem esse vínculo.