No ano letivo de 1997/98, foi concebida uma nova fase na vida do Prosepe – “A Floresta não tem olhos, vamos todos olhar por ela” - e iniciando-se um novo ciclo trienal de sensibilização da população escolar – “Floresta Viva” com uma dimensão do projeto ao nível nacional, levou a que se tivesse repensado a formação dos Professores, tendo-se criado um espaço de discussão mais alargado, tanto na perspetiva da representatividade dos professores membros dos Clubes da Floresta, como na da própria abordagem das matérias científicas, técnicas e pedagógicas.
Surgiu, assim, o terceiro conjunto de ações de formação, as Jornadas Nacionais do PROSEPE – JONAPRO.
Entendeu-se enquadrar a formação de professores em moldes ligeiramente diferentes dos anteriores, de modo a conciliá-la também com a obtenção de créditos, os quais permitiram a progressão na carreira de docente, objetivo foi atingido no ano letivo de 2000/01.
As Jornadas Nacionais do PROSEPE visam, entre outros objetivos, continuar a formação de professores iniciada com os EPRIF’s e as JOPREFF’s, dotando os participantes de conhecimentos de cariz técnico-científico, através da realização de conferências, palestras e reuniões, apresentadas por personalidades especializadas nos temas a abordar, acerca da floresta e dos incêndios florestais, designadamente em termos da organização do Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios, bem como da importância da sensibilização da população nos assuntos ligados às florestas, e, em particular, dos aspetos pedagógicos associados à educação florestal da população escolar.

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Tal como aconteceu nos EPRIF´s, também nas JONAPRO foram editadas as respetivas Atas, onde é possível conhecer em pormenor os diferentes aspetos técnico-científicos tratados, bem como as abordagens didático-pedagógicas efetuadas durante todas estas Jornadas.
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