| O Prosepe desenvolve-se nas Escolas como um projecto interdisciplinar e interinstitucional que dinamiza um vasto programa de actividades, o qual comporta, basicamente, duas valências complementares: formação de professores e responsabilização dos alunos. A primeira delas, destinada aos professores, procura dar-lhes formação específica sobre a floresta. A segunda, destinada à sensibilização, consciencialização e responsabilização dos alunos, é ministrada pelos respectivos professores, depois de formados. | |
| Por sua vez, os alunos deverão ser também agentes sensibilizadores junto dos familiares e amigos, alargando-se, assim, a dinâmica e a esfera de influência do projecto, o qual deve chegar a toda a população. O primeiro passo para a implementação do Prosepe numa Escola consiste na criação dum Clube da Floresta. O projecto apresenta-se como uma actividade de complemento curricular é formado por uma vasta rede de Clubes da Floresta constituídos por professores e alunos. | |
| Clubes da Floresta, no ano lectivo seguinte e que, genericamente consta de: 
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| FasesA criação dos Clubes da Floresta e a sua adesão à Rede do PROSEPE contempla um conjunto de requerimentos e estatutos, podendo ser agrupados em 3 FASES: 1ª FASE - Criação de Clube da Floresta; 2ª FASE - Identificação do Clube da Floresta; 3ª FASE - Actividades a Desenvolver: - Actividades locais (Escolares e Municipais) - Actividades Regionais/Distritais - Actividades Nacionais |  |