Serviços

Serviço de Formação e Pesquisa

O Serviço de Formação e Pesquisa (SFP) pretende proporcionar aos utilizadores da BCSUC a informação e assistência necessárias à boa utilização dos serviços e recursos da Biblioteca, através de uma série de ações:

1) Serviço de pesquisa assistida: marcação prévia

Destinatários: Professores, investigadores e estudantes das Faculdades de Medicina e Farmácia

Tipo de apoio:

i. pesquisa em bases de dados e outras fontes de informação de caráter académico e científico. Dão-se a conhecer os termos apropriados para a pesquisa e recuperam-se de imediato documentos relevantes.

ii. citações e referências bibliográficas (normas e gestores automáticos de referências).

Objetivos:

No final da formação, o utilizador detém conhecimentos que lhe permite uma maior autonomia e eficácia na recuperação e gestão da informação em trabalhos futuros.

Marcação:

Por motivos de agenda, e para garantir resposta ao pedido em tempo útil, a marcação do serviço deve ser efetuada com folgada antecedência, presencialmente ou por email, mediante preenchimento de formulário eletrónico disponível também em formato papel na Biblioteca.

2) Resposta a necessidades imediatas: presencialmente ou por email

Pretende dar resposta a necessidades pontuais dos utilizadores.

3) Ações de formação e Workshops

Ações de formação e informação, dirigidas a todos os utilizadores.

Recursos disponíveis (guias, manuais, tutoriais, gestores automáticos de referências, normas, etc.)

Flyer do SFP (22 MB)

Serviço de Leitura

O Serviço de Leitura desenvolve-se nas Salas de Leitura 1, 2, 3 e 4 (piso 1) e nas Salas de Trabalhos de Grupo, Sala de Estudo/Trabalhos de Grupo e de Utilizadores de Informática (piso 0)

Os utilizadores poderão ter acesso direto aos fundos bibliográficos e documentais da Biblioteca, em suporte físico ou digital, com as seguintes exceções que só poderão ser consultadas mediante solicitação, entre as 9:00 e as 17:00:

Livre acesso aos documentos

As coleções da BCSUC, com exceção das referidas no ponto anterior, encontram-se em livre acesso nas Salas de Leitura de Monografias e Publicações Periódicas.

Na Sala de Leitura de Publicações Periódicas estão disponíveis revistas e jornais do ano corrente, arrumados por ordem alfabética. Na Sala de Leitura de Monografias, as coleções estão organizadas por assunto, reunindo-se, assim, numa mesma localização ou cota, assuntos comuns.

A cota é o conjunto de símbolos que identificam um documento numa biblioteca. Na BCSUC a cota é composta por uma letra, dependendo do assunto e/ou disciplina a que se refere, à qual se juntam outros elementos:

  • Exemplo 1: A1-101010
    A1 corresponde a Anatomia e 101010 ao número de registo desse documento (ordem de entrada de um documento numa Biblioteca);
  • Exemplo 2: H51-202020
    H51 corresponde a História da Farmácia e 202020 ao número de registo desse documento.

Aceda à lista de assuntos/disciplinas disponíveis na Sala de Leitura da BCSUC e às suas respetivas cotas.

Boa conduta na Biblioteca

Formulário para envio de sugestões de aquisição

Serviço de Empréstimo Domiciliário

Para aceder ao serviço é necessário possuir o Cartão de Estudante da UC atualizado.

Serviço de Empréstimo Interbibliotecas

O Empréstimo Interbibliotecas (EIB) é "o processo pelo qual uma biblioteca obtém de outra biblioteca determinado material requerido pelos utilizadores e não disponível nos seus fundos".

Para fornecimento de documentos ao exterior, aplica-se o Regulamento de Empréstimo Interbibliotecas das Bibliotecas da Universidade de Coimbra, aprovado pelo Senado da UC em 2007.

Sala de Reservados

A Sala de Reservados da BCSUC abriga os 581 títulos que compõem o acervo bibliográfico antigo da FMUC, datando dos séculos XV a XVIII, juntamente com outros exemplares que, devido às suas características particulares, encontram-se neste espaço reservado.

Pedido de consulta presencial

Pedido de acesso a documentos administrativos

Reprodução de documentos

Serviço de Videoconferência

A Biblioteca disponibiliza um equipamento de videoconferência propriedade da Universidade de Coimbra (UC) e que se destina a ser usado nas condições e termos vigentes dentro da UC.

O Serviço de Videoconferência é gerido pelo GSIIC e sujeito a Regulamento.

Utilização das Esplanadas

A utilização da Esplanada Poente (lado Faculdade de Farmácia) poderá ser autorizada para realização de atividades de natureza diversa a entidades externas à BCSUC, segundo as normas em vigor.

Rede Privada Virtual da UC (VPN)

A Universidade de Coimbra (UC) disponibiliza acesso a um conjunto de publicações de várias editoras científicas.

Para aceder ao serviço siga as instruções em http://www.uc.pt/helpcenter/acesso_remoto_vpn (login através do endereço de email institucional).

Rede sem fios Eduroam

"A rede sem fios da UC integra a rede Eduroam e pode ser utilizada por todos os docentes, estudantes e funcionários que possuam uma conta de correio eletrónico num organismo da UC ou em qualquer outra instituição que tenha aderido à rede Eduroam. Do mesmo modo os utilizadores da UC, quando em visita a instituições Eduroam, em Portugal ou no estrangeiro, poderão ter acesso às respetivas redes sem fios sem qualquer alteração na configuração dos seus equipamentos.

A utilização da rede sem fios da UC é regulamentada pelas regras de utilização da rede da UC, da RCTS e pela legislação aplicável."

O que é necessário para utilizar a rede sem fios

Cobertura Polo III