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Pedro Godinho investiga modelos de avaliação para transporte rodoviário

Publication date: 08-12-2014 19:31


Esta semana o investigador Pedro Godinho explicou o trabalho que desenvolve no âmbito da WP5 - Avaliação Sustentável e Planeamento de Sustentabilidade. O professor da Universidade de Coimbra utiliza modelos matemáticos e económicos que permitem avaliar o impacte financeiro das decisões relativas a transportes rodoviários.


Que investigação desenvolve no âmbito do projeto EMSURE?

Aplicação de modelos matemáticos, modelos financeiros e modelos económicos à avaliação de iniciativas e decisões relativas ao transporte rodoviário.

Quais são os objetivos deste estudo?

Determinar o timing ótimo de intervenções relacionadas com a rede rodoviária (construção, manutenção). Desenvolver, com base em informação histórica, guidelines relativas à forma como a avaliação pode conduzir a melhores decisões.

Como carateriza as metodologias que aplica nesta investigação?

Metodologias com base fortemente quantitativa, ligadas a conceitos económicos e financeiros; modelos de apoio à decisão; modelos de previsão.

Como define a importância desta investigação?

A alocação eficiente de recursos é sempre importante, mas é-o especialmente em períodos de fortes restrições financeiras. Em Portugal, e também noutros países do mundo, há a perceção de que a alocação de recursos a iniciativas ligadas à construção e manutenção de infraestruturas nem sempre é determinada por critérios relacionados com o interesse público. A determinação da melhor forma de avaliar estas iniciativas torna-se particularmente complexa devido à existência de incerteza e fatores que não admitem quantificação imediata. Com esta investigação espera contribuir-se para melhores processos de tomada de decisões relativas a infraestruturas rodoviárias, considerando, nomeadamente, fatores e opções que usualmente não são devidamente tomados em conta.

Quais são os principais resultados (já obtidos ou esperados) e as aplicações desta investigação?

Modelo de timing ótimo de construção para infraestruturas rodoviárias (concluído).

Modelo de timing e extensão de intervenções sobre a rede rodoviária (esperado).

Relatório sobre diferenças entre impactes esperados de decisões passadas e impactes efetivos, e respetivas justificações para estas diferenças.