Grupos de Investigação

Património Literário e Ensino

José Cardoso Bernardes

Coordenador

2024 -
Maria Helena Santana

Coordenadora

2014 - 2023

Entendendo-se a literatura portuguesa como efeito sedimentado de um conjunto de manifestações literárias inscritas num tempo muito alargado, entende-se também que é prioritário salvaguardar, no plano da investigação, a feição patrimonial dessas manifestações. Elas devem ser encaradas como parte da nossa memória ou como um ativo simbólico, cuja preservação, estudo e abordagem hermenêutica contribuem decisivamente para o nosso autoconhecimento e autoidentificação, com óbvias consequências na formação educativa do presente e do futuro. Nesse sentido, os atos de leitura que favorecem a interpretação ou a reinterpretação dos textos ajudam a manter viva aquela feição patrimonial. Para além disso, enquanto manifestações artísticas com componente material (plasmada em livros, manuscritos, coletâneas, objetos e modos de escrita), as práticas literárias carecem de cuidados e de ações de salvaguarda, em especial em dois domínios correlatos: o das edições e o das transferências de suportes. Como parece óbvio, é esta a área estratégica que mais expressivamente distingue o CLP, também tendo em conta o trabalho já realizado ao longo dos anos.

Teoria da Literatura

Carlos Reis

Coordenador

2014-2017 | 2018-

Sendo sabido que, em particular no plano do ensino, o lugar da teoria não corresponde hoje àquele que conheceu durante grande parte da segunda metade do século XX, é igualmente certo que ela constitui uma matéria de investigação que não pode ser descurada. Obedecendo sobretudo a uma lógica de investigação fundamental, a sua condição de domínio vocacionado para a indagação conceptual, para a problematização epistemológica e para a correlacionação interdisciplinar confere-lhe um lugar destacado em múltiplas áreas de investigação aplicada. Num centro de investigação em literatura portuguesa, a interação aqui implícita determina o entendimento da teoria como prioridade estratégica.

Estudos Contemporâneos

Ana Paula Arnaut

Coordenadora

2024 -

O Grupo de Estudos Contemporâneos acolhe três projetos principais e dois individuais: 1. Dinâmicas Hipercontemporâneas, 2. Narrativas Especulativas nas Literaturas Africanas, 3. Poesia, Pós-Humanismo e Automatização da Linguagem, 4. Literatura Ativista e Subversiva e 5. Máquinas Literárias. Uma História Crítica da Automatização da Leitura, da Edição e da Escrita.

Mediação Digital e Materialidades da Literatura

Manuel Portela

Coordenador

2014-2017 | 2018-2023

As mudanças nas tecnologias de comunicação ocorridas nas últimas três décadas alteraram quer os regimes de representação dos média, quer os regimes de representação baseados nos códigos da letra e da escrita. Esta modificação resultou num novo capítulo na teoria crítica sobre as materialidades da comunicação, com reflexos na investigação das formas literárias. O objetivo do Grupo de Investigação "Mediação Digital e Materialidades da Literatura" é desenvolver uma área emergente de investigação, centrada na análise das materialidades da literatura – materialidades do som, da voz, da performance, da imagem, da escrita, e ainda as materialidades digitais que caracterizam práticas e formas literárias contemporâneas. A análise da materialidade implicará também uma reflexão sobre a mediação tecnológica nas suas relações com a literatura – impressão, livro, fotografia, fonografia, máquina de escrever, cinema, rádio, televisão, vídeo, computador digital, telemóvel, média locativos e sociais – e uma teoria geral da literatura enquanto sistema de inscrições. O contexto atual originou novos métodos de análise literária, muitas vezes subsumidos sob a designação de 'Estudos Literários Digitiais' e 'Humanidades Digitais'. Estas transformações teóricas e tecnológicas relocalizaram o "literário" num ambiente medial e é esta relocalização tecno-social da experiência literária que este grupo se propõe investigar.