Pessoas
EOLinPLACE é um projecto de investigação conduzido pela investigadora de cuidados paliativos Barbara Gomes e acolhido pela Universidade de Coimbra na Faculdade de Medicina.
A nossa equipa é internacional e interdisciplinar.
Equipa
Barbara Gomes é investigadora coordenadora convidada (equivalente a professora catedrática) na Universidade de Coimbra e investigadora principal (PI) do Projecto EOLinPLACE. É licenciada em Psicologia e Saúde pela Universidade do Porto (2001), e tem um Mestrado e Doutoramento em Cuidados Paliativos pelo King's College London (2006, 2012). O objectivo da sua investigação está relacionado com os cuidados no fim da vida, para assegurar que estes correspondem às preferências e prioridades das pessoas. Investiga experiências de doentes e familiares com cuidados em fim de vida e analisa dados sobre a mortalidade da população em todas as nações, com enfoque na resolução do desencontro entre onde as pessoas prefeririam morrer e onde realmente morrem. Barbara já publicou mais de 60 artigos (índice H = 27; >4000 citações em revistas de alto impacto, com publicações de primeira autoria no BMJ, Annals of Oncology e JAMA). Actualmente está a supervisionar 5 estudantes de doutoramento.
Silvia Lopes é professora assistente na Escola Nacional de Saúde Pública NOVA (ENSP-NOVA), destacada para a Universidade de Coimbra para trabalhar no Projecto EOLinPLACE. É licenciada em Economia pela Universidade de Coimbra (2000) e doutorada em Saúde Pública pela Universidade NOVA de Lisboa (2011). Os principais interesses de investigação da Silvia são o fim de vida e a utilização dos cuidados hospitalares, o ajustamento do risco e a medição dos resultados dos cuidados hospitalares. No Projecto EOLinPLACE é co-PI para o trabalho de campo em Portugal e responsável pela análise comparativa internacional das classificações e dados relativos ao local de morte. Na ENSP-NOVA, Silvia também ensina e supervisiona estudantes de mestrado e doutoramento, juntamente com a coordenação de vários cursos e programas.
Elizabeth Namukwaya é médica de cuidados paliativos, investigadora a tempo parcial na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, e professora a tempo parcial no Departamento de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Makerere. Tem um Mestrado em Medicina Interna pela Universidade de Makerere (2009) e um Doutoramento em Cuidados Paliativos pela Universidade de Edimburgo (2016). Os principais interesses de investigação de Elizabeth são a melhoria dos cuidados holísticos para pessoas com cancro e condições não cancerosas e a utilização da tecnologia digital nos cuidados paliativos. No Projecto EOLinPLACE, ela é responsável pelo trabalho de campo no Uganda e pelo exame da validade do conteúdo da proposta de classificação internacional de locais de morte. Elizabeth também ensina e supervisiona estudantes de medicina e pós-graduações.
Dorothea Touwen é professora associada em ética médica no Leiden University Medical Center, nos Países Baixos. O foco da sua investigação são os cuidados prestados a pessoas mais velhas e os cuidados em fim de vida. Realizou estudos sobre a complexidade ética de decisões por procuração; planeamento avançado de cuidados e testamentos vitais; cuidados paliativos para pessoas de minorias étnicas; cuidados prestados por familiares e cuidados na demência. Presentemente orienta um estudo sobre o equilíbrio entre a liberdade de movimento e a seguranca nos cuidados a pessoas com demência, sobre tomada de decisão partilhada em doentes oncológicos de minorias étnicas e sobre os desejos e valores de doentes refugiados. A sua abordagem é sempre bastante pragmática, para que os projetos resultem em conclusões aplicáveis aos cuidados diários. A maioria dos estudos da Dorothea utilizam métodos qualitativos, assegurando uma investigação profunda e rigorosa dos interesses e complexidades. No EOLinPLACE, a Dorothea é colaboradora, lidera a componente etnográfica do projeto e é co-PI local nos Países Baixos.
Jenny van der Steen é epidemiologista e professora associada no Leiden University Medical Center e investigadora sénior no Radboud University Medical Center, Nijmegen. Estuda como melhorar os cuidados em fim de vida, em particular para pessoas com demência e as suas famílias. A investigação da Jenny incide sobre os cuidados paliativos, incluindo o planeamento avançado de cuidados e intervenções não farmacológicas. Tem sido distinguida com prémios nacionais e Europeus. Tem como objetivo optimizar os desenhos de estudo, utilizando métodos rigorosos quantitativos, qualitativos e métodos mistos, preferencialmente em estudos internacionais comparativos com trabalho metodológico em paralelo. No EOLinPLACE, a Jenny é colaboradora e co-IP local do projeto nos Países Baixos. De notar, a Jenny lidera também uma bolsa ERC Consolidator (CONT-END) e promove ligações entre os dois projetos, em particular sobre cuidados de fim de vida na demência.
Emma Belanger é professora associada no associate professor em Health Services, Policy & Practice no Center for Gerontology and Healthcare Research, Brown University School of Public Health, nos EUA. Tem formação em ciências da saúde e ciências sociais. Obteve o doutoramento nos Departments of Psychiatry and Family Medicine, McGill University, incidindo sobre a participação do doente em decisões sobre cuidados paliativos. Posteriormente realizou um pós-doutoramento no University of Montreal Public Health Research Institute sobre epidemiologia social do envelhecimento. Os seus interesses em investigação envolvem desenhos mistos, a avaliação e gestão de sintomas reportados por doentes mais velhos, a prestação de cuidados em fim de vida em variados contextos, bem como processos de tomada de decisão sobre opções de cuidados paliativos. No EOLinPLACE, a Emma é colaboradora, lidera o estudo longitudinal quantitativo e é co-IP local nos EUA.
Joanna Brooks é professora associada em Population Health e diretora do mestrado de Health Services Administration no University of Kansas Medical Center. É socióloga médica e investigadora de servicos de saúde, especializada em metodologias qualitativas, cuidados paliativos, profissionais de saúde e prestação de cuidados. Depois de completar o doutoramento em sociologia na University of Pennsylvania, realizou um pós-doutoramento como Robert Wood Johnson Foundation Scholar em Health Policy Research na Harvard University, onde trabalhou num ambiente interdisciplinar com académicos a estudar abordagens inovadres em cuidados de saúde, educação médica, cuidados primários e equipas clínicas em saúde. Com formação em ciências sociais e também em ambiente interdisciplinar, tem como objetivo usar o seu conhecimento teórico e formação como cientista social com vista a compreender problemas complexos em cuidados de saúde, especialmente os que escapam a respostas simples, tal como as questões relacionadas com cuidados em fim de vida. No EOLinPLACE, a Joanna é colaboradora e co-IP local nos EUA.
Andrea Bruno de Sousa foi investigadora pós-doutoral no Projecto EOLinPLACE na Universidade de Coimbra de Maio 2022 até Fevereiro 2023, e está envolvida no projeto como colaboradora externa desde então. É psicóloga da saúde e doutorada em Dinâmicas da Saúde e do Bem-Estar pela Linköping University e pela Escola Nacional de Saúde Pública NOVA (2021). É mestre em Psicologia e Saúde pela University of the West England (2014) e realizou um Fellowship em Leadership Education in Neurodevelopmental Disorder no Eunice Kennedy Shriver Center na University of Massachusetts Medical School (2009). Os principais interesses da Andrea em investigação são a complexidade em saúde, temas relacionados com a família e as perspetivas do público em geral. No Projecto EOLinPLACE, a Andrea contribuiu para diferentes componentes do trabalho, incluindo o desenvolvimento de protocolos e métodos, recolha de dados, análise e escrita de relatórios.
Mayra Delalibera é psicóloga clínica e da saúde e investigadora convidada na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. É licenciada em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos - Brasil (2006), mestre em Cuidados Paliativos pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (2010) e doutorada em Psicologia da Saúde pelo ISPA - Instituto Universitário (2016). Suas principais áreas de interesses de investigação são as necessidades dos doentes em cuidados paliativos, a sobrecarga do cuidador e o luto. No EOLinPLACE, colabora na análise internacional das classificações e dados do local de morte e na componente etnográfica do projeto.
Sara Pinto é enfermeira e professora adjunta na Escola Superior de Enfermagem do Porto, e completou um programa de pós-doutoramento em ciências da saúde na Universidade de Coimbra em 2023, no contexto do projeto EOLinPLACE. É licenciada em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca - Coimbra (2005), mestre em Cuidados Paliativos (Universidade do Porto, 2012) e doutorada em Ciências da Enfermagem (Universidade do Porto, 2017). A sua investigação tem-se focado na promoção do conforto, espiritualidade e desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação em cuidados paliativos. No projeto EOLinPLACE realizou uma revisão da evidência ("umbrella review") sobre as preferências relativas ao local de cuidados no final da vida e de morte de pessoas com doenças ameaçadoras de vida e das suas famílias. A Sara continua a estar envolvida noutros componentes do projeto como colaboradora externa.
Dorothy Olet é investigadora auxiliar na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e realizará o seu doutoramento no contexto do projeto EOLinPLACE. Desenvolve o seu trabalho no Uganda, sob orientação local de Liz Namukwaya. A Dorothy leciona ainda cuidados paliativos no Institute of Hospice and Palliative Care in Africa, afiliado da Makerere University, em Kampala, orientando trabalhos de alunos de licenciatura e pós-graduações em cuidados paliativos. Tem o curso de Medicina pela Mbarara University of Science and Technology (MUST 2001) e mestrado em Public Health Methodology (MPHM) da Université Libre de Bruxelles (2007). O seu interesse em investigação é a melhoria da qualidade de vida de doentes com necessidades paliativos, especialmente crianças. O foco da sua dissertação de doutoramento será a diversidade de trajetórias de fim de vida de crianças com doenças potencialmente fatais.
Sifra van de Beek é bolseira de investigação na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e doutoranda do departamento de Ethics and Law em Leiden University Medical Center, nos Países Baixos. É licenciada em Ciências da Saúde (University of Maastricht, 2021) com mestrado em Vitality & Ageing (Leiden University, 2022). A Sifra tem afinidade com questões existenciais e a dinâmica comunicacional em fim de vida entre o doente e os cuidadores informais e informais, com foco em pessoas mais velhas (e com défice cognitivo). No trabalho que desenvolve no projeto EOLinPLACE nos Países Baixos, é orientada localmente por Dorothea Touwen e Jenny van der Steen. A perspetiva ética será um aspeto prominente na sua dissertação de doutoramento.
Inês Dias da Silva é investigadora auxiliar convidada na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e realizará o seu doutoramento no contexto do projecto EOLinPLACE no qual tem também funções de gestão de projeto, supervisionada por Bárbara Gomes. Tem o curso de Psicologia pela Universidade de Lisboa (2004) e Mestrado em Psicologia Económica e do Consumidor pela Universidade de Exeter (2006). É cuidadora informal do seu filho de 10 anos com necessidades paliativas e está interessada em dar o seu contributo para o avanço dos cuidados paliativos com foco na escolha e diversidade nos cuidados de fim de vida, quer para os pacientes quer para os seus cuidadores. Desenvolverá o seu trabalho em Portugal, sob orientação local de Bárbara Gomes, nas características psicométricas da classificação dos locais de morte.
Beatriz Sanguedo é bolseira de investigação na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e realizará o seu doutoramento no contexto do projecto EOLinPLACE. É licenciada em Psicologia e Mestre em Psicologia com Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa - Porto (2019, 2021). A Beatriz tem como áreas de interesse os cuidados em fim de vida, a oncologia, o processo de luto, as doenças neurodegenerativas e a intervenção com doentes e cuidadores.
Krista Eckels é estudante de doutoramento na University of Kansas Medical Center (EUA), participando ativamente no projeto EOLinPLACE. É supervisionada localmente por Joanna Brooks e Emma Belanger. É licenciada em Ciências Ocupacionais e é mestre em Terapia Ocupacional. Tem experiência de trabalho em equipas de investigação interdisciplinares que abordam desafios multifacetados na prestação de cuidados de saúde. O seu principal interesse no projeto EOLinPLACE é motivado pela experiência com métodos qualitativos e questões de investigação profundas e complexas, centrando-se particularmente nas preferências e experiências dos doentes nos cuidados em fim de vida. No EOLinPLACE, colabora na componente etnográfica do projeto.
Elizabeth Nabirye é especialista em Cuidados Paliativos com uma forte paixão pela prestação de cuidados holísticos a indivíduos com doenças limitadoras da vida. Licenciada em Cuidados Paliativos, estando atualmente a tirar um mestrado em Medicina Paliativa, na Makerere University Kampala.
Como Diretora Clínica, presta cuidados paliativos especializados, centrando-se na gestão de sintomas, apoio emocional e cuidados espirituais. Os seus interesses de investigação convergem em estratégias inovadoras para melhorar o acesso e a sustentabilidade dos cuidados paliativos e da qualidade de vida
No projeto EOLinPLACE, assume funções de assistente de investigação, supervisionando a recolha de dados no Uganda e contribuindo para a validação do ICP.
Chloë van der Zwan é uma investigadora com um forte interesse em Cuidados Paliativos, cuidados a idosos, qualidade de vida e cuidados individualizados. Tem uma licenciatura em Ciências da Saúde e da Vida (2022) e um mestrado em Ciências da Saúde (2024), ambos pela Vrije Universiteit Amsterdam. Chloë está, atualmente, envolvida num estudo que explora o equilíbrio entre liberdade de movimento e segurança nos cuidados domiciliários para pessoas com demência. Contribui para o desenvolvimento da “Waardenladder”, uma ferramenta de conversação interactiva que ajuda as equipas de cuidados a obter uma visão mais profunda dos valores pessoais dos clientes, permitindo um planeamento de cuidados mais centrado na pessoa. No âmbito do projeto EOLinPLACE, Chloë trabalha como assistente de investigação, supervisionando a recolha de dados nos Países Baixos e contribuindo para a validação da International Classification of Dying Places (ICP).