Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Apresentação

O Projeto COMEDIG nasce numa época marcada por profundas transformações sociais e económicas, em que a participação ativa dos cidadãos no diálogo social tem um impacto crescente nas políticas nacionais e internacionais, requerendo desses mesmos cidadãos a tomada de decisões informadas.
Neste contexto, a promoção da LITERACIA DIGITAL e MEDIÁTICA revela-se como uma estratégia fundamental para capacitar as diferentes partes interessadas para um uso crítico e consciente dos media, de acordo com regras de segurança, bem como princípios éticos e jurídicos.
Photo by Julius Drost on Unsplash

Photo by Julius Drost on Unsplash

Objetivo principal:

Proceder a um diagnóstico do nível de competências de literacia digital e mediática de alunos e professores em diferentes níveis de escolaridade e, com base no conhecimento produzido, desenhar recursos educativos e orientações para a intervenção na área da educação mediática

Objetivos específicos:

  • Definir o perfil de competências de literacia digital e mediática de diferentes níveis de escolaridade, tendo como base as orientações curriculares vigentes referentes à educação para os media e presentes em diferentes áreas disciplinares, e considerando as perceções de alunos e professores acerca das suas competências e necessidades de formação

  • Avaliar o nível de competências digitais e mediáticas na comunidade escolar e identificar as necessidades de formação complementar

  • Elaborar recursos educativos digitais e oferecer orientações para a elaboração de propostas de formação no âmbito de literacia digital e mediática, de modo a suprir às necessidades educativas previamente identificadas

Destinatários do projeto:

  • Alunos no ensino básico, ensino secundário e ensino superior

  • Professores de todos os níveis de ensino

  • Investigadores

  • Dirigentes de estabelecimentos de ensino e formação

  • Técnicos de juventude, formadores e educadores de adultos

  • Parceiros sociais e organizações da sociedade civil

Impacto esperado:

  • A CAPACITAÇÃO dos jovens para o USO CRÍTICO E SEGURO dos media, melhorando a sua compreensão de aspetos legais e éticos associados aos processos de criação e comunicação de conteúdos mediáticos, e impulsionando a monitorização apropriada de riscos e potencialidades subjacentes a estes mesmos processos.
  • A redefinição de objetivos e metodologias educacionais no sentido da integração de oportunidades de ensino-aprendizagem emergentes de novas formas de comunicação e participação social, com a INTERVENÇÃO simultânea NOS NÍVEIS DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO DIGITAL FUNCIONAL.
  • A DEMOCRATIZAÇÃO DA LITERACIA DIGITAL E MEDIÁTICA através da implementação de estratégias que promovam as capacidades de procura, seleção e análise de informação e que viabilizem a transformação reflexiva desta em conhecimento.
  • A FORMAÇÃO DE CONSUMIDORES MAIS CRÍTICOS E INFORMADOS, capazes de produzir conteúdos e comunicar com outros criativamente.
  • A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS ATIVOS, aptos a contribuir para uma sociedade do conhecimento, tecnologicamente inovadora e competitiva, e capazes de apoiar a construção de cidades sustentáveis, criativas, inteligentes e promotoras de aprendizagem ao longo de vida.
  • O alargamento das condições favoráveis ao exercício de cidadania ativa e, consequentemente, o AUMENTO DA PARTICIPAÇÃO CÍVICA NO DIÁLOGO SOCIAL, com um contributo relevante para o desenvolvimento económico, social e cultural.

Equipa

A equipa de investigação do Projeto COMEDIG é composta por um grupo de investigadores das áreas de ciências da educação, ciências da comunicação e psicologia, provenientes da UNIVERSIDADE DE COIMBRA, mais especificamente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação e do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, e da UNIVERSIDADE DO MINHO, mais especificamente, do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.

O Projeto COMEDIG conta ainda com o apoio dos seguintes consultores internacionais: Ignacio Aguaded Gómez da Universidad de Huelva e Pierre Fastrez da Université Catholique de Louvain.

Financiamento: 

Projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia I.P./MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC).

FCT logotipo
Logos restantes