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Apresentação
O Projeto COMEDIG nasce numa época marcada por profundas transformações sociais e económicas, em que a participação ativa dos cidadãos no diálogo social tem um impacto crescente nas políticas nacionais e internacionais, requerendo desses mesmos cidadãos a tomada de decisões informadas.
Neste contexto, a promoção da LITERACIA DIGITAL e MEDIÁTICA revela-se como uma estratégia fundamental para capacitar as diferentes partes interessadas para um uso crítico e consciente dos media, de acordo com regras de segurança, bem como princípios éticos e jurídicos.

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Objetivo principal:
Proceder a um diagnóstico do nível de competências de literacia digital e mediática de alunos e professores em diferentes níveis de escolaridade e, com base no conhecimento produzido, desenhar recursos educativos e orientações para a intervenção na área da educação mediática
Objetivos específicos:
Definir o perfil de competências de literacia digital e mediática de diferentes níveis de escolaridade, tendo como base as orientações curriculares vigentes referentes à educação para os media e presentes em diferentes áreas disciplinares, e considerando as perceções de alunos e professores acerca das suas competências e necessidades de formação
Avaliar o nível de competências digitais e mediáticas na comunidade escolar e identificar as necessidades de formação complementar
Elaborar recursos educativos digitais e oferecer orientações para a elaboração de propostas de formação no âmbito de literacia digital e mediática, de modo a suprir às necessidades educativas previamente identificadas
Destinatários do projeto:
Alunos no ensino básico, ensino secundário e ensino superior
Professores de todos os níveis de ensino
Investigadores
Dirigentes de estabelecimentos de ensino e formação
Técnicos de juventude, formadores e educadores de adultos
Parceiros sociais e organizações da sociedade civil
Impacto esperado:
- A CAPACITAÇÃO dos jovens para o USO CRÍTICO E SEGURO dos media, melhorando a sua compreensão de aspetos legais e éticos associados aos processos de criação e comunicação de conteúdos mediáticos, e impulsionando a monitorização apropriada de riscos e potencialidades subjacentes a estes mesmos processos.
- A redefinição de objetivos e metodologias educacionais no sentido da integração de oportunidades de ensino-aprendizagem emergentes de novas formas de comunicação e participação social, com a INTERVENÇÃO simultânea NOS NÍVEIS DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO DIGITAL FUNCIONAL.
- A DEMOCRATIZAÇÃO DA LITERACIA DIGITAL E MEDIÁTICA através da implementação de estratégias que promovam as capacidades de procura, seleção e análise de informação e que viabilizem a transformação reflexiva desta em conhecimento.
- A FORMAÇÃO DE CONSUMIDORES MAIS CRÍTICOS E INFORMADOS, capazes de produzir conteúdos e comunicar com outros criativamente.
- A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS ATIVOS, aptos a contribuir para uma sociedade do conhecimento, tecnologicamente inovadora e competitiva, e capazes de apoiar a construção de cidades sustentáveis, criativas, inteligentes e promotoras de aprendizagem ao longo de vida.
- O alargamento das condições favoráveis ao exercício de cidadania ativa e, consequentemente, o AUMENTO DA PARTICIPAÇÃO CÍVICA NO DIÁLOGO SOCIAL, com um contributo relevante para o desenvolvimento económico, social e cultural.
Equipa
A
equipa de investigação do Projeto COMEDIG é composta por um grupo de investigadores
das áreas de ciências da educação, ciências da comunicação e
psicologia, provenientes da UNIVERSIDADE DE COIMBRA, mais especificamente da Faculdade
de Psicologia e de Ciências da Educação e do Centro de Estudos
Interdisciplinares do Século XX, e da UNIVERSIDADE DO MINHO, mais
especificamente, do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.
O Projeto COMEDIG conta ainda com o apoio dos seguintes consultores internacionais: Ignacio Aguaded Gómez da Universidad de Huelva e Pierre Fastrez da Université Catholique de Louvain.
Financiamento:
Projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia I.P./MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC).
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