Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Equipa

Investigadora Responsável

Armanda Matos 

(FPCE-UC / CEIS20-UC)

Armanda4

Professora Auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Licenciada em Psicologia, Mestre e Doutora em Ciências da Educação, na área de Psicologia da Educação, pela mesma Universidade. Os seus interesses de investigação centram-se nos desafios sociais e educativos colocados pelos media e incluem temas como a violência nos media, o cyberbullying e a educação/Literacia mediática, em torno dos quais tem desenvolvido a sua atividade docente e de investigação. É coordenadora da equipa portuguesa da Red Interuniversitaria Euroamericana de Investigación ALFAMED - Competencias Mediáticas de la Ciudadanía.

Armanda_Matos_CV

Investigadora Co-responsável

Sara Pereira

(UM / CECS-UM)

Sara3

Professora Associada do Departamento de Ciências da Comunicação e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho. Investiga sobre as crianças, os jovens e os media; os media na família; a oferta mediática para o público jovem; e a Educação/Literacia para os Media. Tem coordenado vários projetos nacionais e europeus e é autora de diversas publicações nestas áreas. É cocoordenadora do MILobs – Observatório sobre Media, Informação e Literacia e chair da secção Media Education Research da IAMCR.

Investigadores

Ana Maria Seixas
(FPCE-UC)

Ana Seixas

Doutorada em Ciências da Educação, área de especialização de Sociologia da Educação, pela Universidade de Coimbra. Professora auxiliar da FPCE da Universidade de Coimbra e investigadora do Centro de Estudos Sociais da mesma Universidade. Os seus interesses de investigação e atividade docente centram-se nos domínios da sociologia da educação, políticas educativas, ensino superior, educação comparada e administração e gestão da educação.

Ana_Seixas_CV

Maria Isabel Festas
(FPCE-UC / CEIS20-UC)

Isabel Festas

É professora na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, desde 1981. Licenciada em Psicologia e doutorada em Psicologia da Educação, os seus interesses de investigação centram-se, sobretudo, nas áreas da cognição e instrução, ensino e aprendizagens escolares, nomeadamente as relativas à literacia da leitura e escrita, domínios a que se reporta grande parte dos seus projetos científicos, da sua obra publicada e da sua atividade docente.

Isabel_Festas_CV

Carlos Camponez
(FL-UC / CEIS20-UC)

carlos2

Carlos Camponez  é professor auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Coordena o Grupo de Investigação em Comunicação, Jornalismo e Espaço Público do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (GiCJEP/CEIS20), daquela universidade, onde foi diretor da Licenciatura de Jornalismo e do Mestrado em Jornalismo e Comunicação. Dirige a revista Mediapolis - Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público e é membro do Conselho Deontológico do Sindicato de Jornalistas. O Jornalismo e, em particular, as questões da Ética e da  Deontologia do Jornalismo constituem as suas áreas prioritárias de investigação. Em 2018, liderou a criação da Rede Lusófona pela Qualidade da Informação, que integra  universidades, centros de investigação e representantes dos media e do jornalismo de todos os países de língua portuguesa.

Carlos_Camponez_CV

Elzbieta Bobrowicz-Campos
(FPCE-UC)

elzbieta

Especialista em Psicologia Clínica e de Saúde - Especialidade avançada de Neuropsicologia. Concluiu Doutoramento em Psicologia, Especialidade em Avaliação Psicológica pela Universidade de Coimbra em 2015. É Investigadora na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Os seus interesses de investigação centram-se nos domínios de ciências da saúde e psicologia, com ênfase em  envelhecimento ativo e saudável, inclusão e exclusão digital, uso das TIC em saúde, fragilidade e memória autobiográfica.

Elzbieta_Bobrowicz_Campos_CV

Paula Lopes
(CECS-UM / UAL)

Paula Lopes

Doutorada em Sociologia pelo ISCTE-IUL, Paula Lopes é professora auxiliar na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), investigadora integrada no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, membro do OBSERVARE e co-fundadora do NIP-C@M, da UAL. Tem vindo a desenvolver investigação em literacia mediática e digital (avaliação de práticas e competências), consumos mediáticos e digitais, e a relação destes com práticas de cidadania. Foi jornalista, formadora no CENJOR, assessora/consultora de comunicação/imagem e programadora cultural. Atualmente, é coordenadora científica da licenciatura e do mestrado em Ciências da Comunicação da UAL.

Paula_Lopes_CV

António Moreira
(UAb / CEIS20-UC)

Antonio Moreira

Doutor e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. Licenciatura em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É Professor Auxiliar no Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED) da Universidade Aberta (UAb). Atualmente é Diretor da Delegação Regional do Porto da UAb e Coordenador da Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem da mesma universidade. Investigador no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) e Coordenador do Núcleo de Estudos de Pedagogia no Ensino Superior (NEPES) sedeado no CEIS20 na Universidade de Coimbra.

António_Moreira_CV

Vítor Tomé
(UAL / CIES-ISCTE-IUL)

Vitor Tome

Jornalista, formador de docentes e de jornalistas, é investigador em Literacia dos Media e Jornalismo. Pós-doutorado em Ciências da Comunicação, doutorado em Educação, pós-graduado em Tecnologias Educativas e em Jornalismo, é licenciado em Professores do Ensino Básico. Especialista em "Educação para a Cidadania Digital" (Conselho da Europa), integra o projeto Literacia dos Media e Jornalismo (DGE/CENJOR) e é consultor do projeto Diálogos – Direitos Humanos e Internet (Comissão Europeia e o Governo do Brasil).

Vitor_Tome_CV

Leonel Brites
(ESECS-IPLEIRIA / ISMT / CEIS20)

Leonel Brites

Designer gráfico, docente e investigador. Com formação inicial em Comunicação Social e Educação Multimédia (2005), detém um Master em Design e Produção Gráfica/Intermédia pela Facultat de Belles Arts da Universidad de Barcelona. Concluiu Doutoramento em Belas-Artes, Especialidade em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, em 2015. É Professor Adjunto Convidado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria e Professor Auxiliar Convidado no Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra. Integra o Grupo de Investigação em Comunicação, Jornalismo e Espaço Público do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX.

Leonel_Brites_CV

Alexandra Beça
(CECS-UM)

Alexandra Beça

Licenciada em Ciências da Comunicação, no ramo de Relações Públicas e Publicidade, pela Universidade do Minho. Atualmente, é estudante de Mestrado, onde investiga na área da Literacia da Publicidade em contexto escolar, tendo também interesse pela área da comunicação organizacional nas instituições de ensino. Colabora no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.

Alexandra_Beça_CV

Consultores

Ignacio Aguaded Gómez

Universidad de Huelva

Ignacio Aguaded

Ph.D. Ignacio Aguaded is a Full Professor of Media Education and Technologies applied to Education at the University of Huelva (Spain). He has a degree in both Spanish Studies and Education and also holds a PhD. He is currently Vice-Chancellor for Technology and Quality at the University of Huelva. He is the founding President of Comunicar (a group of teachers and journalists that aims to raise the profile of media education), edits the Research Journal «Comunicar» (ISSN: 1134-3478) (indexed in Scopus-Q1 and Journal Citation Reports-Q1) and is also a regular contributor to various international publications. He has led the Research Group «Agora», part of the Andalusia Research Plan and has conducted various research projects within the framework of Spanish and International programmes, such as Interreg III, E-learning, and INTI, all related with the area of media education. He has lectured at National and International forums, conferences and universities. Author and co-author of a long list of scientific books and papers, such as «Convivir con la televisión» (1999), «Tecnologías para la educación: diseño, producción y medios para la formación docente» (2003), «La Universidad y las tecnologías de la información y el conocimiento» (2009), etc., he has also chaired over twenty international scientific events.

Ignacio_Aguaded_CV

Pierre Fastrez

Université Catholique de Louvain

Pierre Fastrez is a Senior Research Associate of the Belgian National Fund for Scientific Research and a Professor in Information and Communication at the Université catholique de Louvain (Belgium). His initial research interests focused on the influence of information and communication technologies on the cognitive activities they support. For the last ten years, he has undertaken and directed research projects on media literacy that combine an experimental and evaluative approach involving the development of assessment tools based on performance tests, and a qualitative and interpretive approach dedicated to the inference of media competences based on the analysis of media practices. He directs the research journal “Recherches en Communication”. He is a member of the Higher Council for Media Education in French-speaking Belgium.

Pierre_Fastrez_CV

Colaborações

Rede Alfamed


Rede Alfamed