Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Plano de Trabalhos

O Projeto COMEDIG está a ser desenvolvido em três fases.

chris lawton

Photo by Chris Lawton on Unsplash

FASE 1

Objetivo: Definir o perfil de competências de literacia digital e mediática em diferentes níveis de escolaridade.

Descrição: Esta fase do projeto tem um carácter exploratório. Consiste (i) na análise das orientações curriculares vigentes referentes à educação para os media e presentes em diferentes áreas disciplinares, e (ii) na exploração das perceções de alunos e professores acerca as suas competências e necessidades de formação. Com base na informação recolhida identificam-se as dimensões das competências de literacia digital e mediática a avaliar nos diferentes níveis de escolaridade, e operacionalizam-se os seus indicadores.

Outputs do projeto: Um Modelo Conceptual para a Avaliação da Literacia Digital e Mediática, que identifique as dimensões integrantes das competências digitais e mediáticas, e um conjunto de indicadores operacionais, necessários para a sua avaliação.

FASE 2

Objetivo: Avaliar o nível de competências digitais e mediáticas na comunidade escolar e identificar as necessidades de formação complementar.

Descrição: Esta fase do projeto tem um carácter avaliativo. Integra três tarefas. A primeira tarefa foca-se na construção de uma bateria de questionários de avaliação de competências de literacia digital e mediática para os diferentes níveis de escolaridade, tendo em conta as dimensões e indicadores previamente definidos. A segunda tarefa consiste na validação da bateria de questionários previamente construída. Quanto à terceira tarefa, esta compreende a aplicação dos questionários a alunos e professores do ensino pré-escolar, básico e secundário, bem como a estudantes do ensino superior.

Outputs do projeto: Caracterização dos perfis de literacia digital e mediática em função do modelo conceptual pré-estabelecido, com destaque para as áreas deficitárias e necessidades formativas identificadas.

FASE 3

Objetivo: Elaborar recursos educativos digitais e oferecer orientações para a formação no âmbito de literacia digital e mediática, de modo a suprir as necessidades educativas previamente identificadas.

Descrição: Esta fase do projeto consiste na elaboração de recursos educativos para promover as competências de literacia digital e mediática, destinados aos professores e alunos. Estes recursos têm por objetivo dar resposta às necessidades educativas existentes em diferentes níveis de ensino, identificadas nas fases anteriores do projeto. Os recursos referidos compreendem um conjunto de atividades lúdicas e interativas, desenhadas de forma a favorecer o desenvolvimento das competências de literacia digital e mediática, considerando as suas diferentes dimensões. As atividades propostas incluem recomendações e orientações práticas, de modo a facilitar a sua implementação bem-sucedida.

Outputs do projeto: Um manual em forma de eBook para professores com recomendações no que respeita à educação para os media. Uma aplicação móvel para alunos que promova a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências através de atividades interativas e lúdicas.