Ciência às Seis (online) | A bateria do ião de lítio

26 de Janeiro - 18h
20 janeiro
Lítio

Dia 26 de Janeiro, às 18h realiza-se via Plataforma Zoom, a palestra inserida no ciclo "Ciência às Seis" intitulada “A bateria do ião de lítio” com José Teixeira Dias, Professor Universitário Jubilado.

O ciclo de palestras de divulgação científica "Ciência às Seis" online é uma iniciativa do RÓMULO coordenado por Carlos Fiolhais e colaboração de António Piedade.

Destinada ao público em geral, a sessão é de participação livre e não necessita de inscrição. No fim da apresentação do orador, os participantes poderão colocar questões e fazer comentários.

RESUMO DA PALESTRA:

Esta palestra incide sobre os processos fisico-químicos que conduziram ao desenvolvimento da bateria do ião de lítio. Muito leve, recarregável e potente, tem inúmeras aplicações, especialmente em telefones, computadores portáteis e veículos elétricos. Redes elétricas desta bateria já são usadas para armazenar energia elétrica gerada em estações fotovoltaicas e eólicas.

Breve Biografia do Orador:

O Doutor José Teixeira Dias, professor jubilado da Universidade de Aveiro é também investigador do Centro de Química-Física Molecular da Universidade de Coimbra onde está integrado num projecto de investigação em curso. Conhecido não só pela sua extensa obra científica em Química-Física Molecular, tem também uma grande capacidade pedagógica e didática no âmbito da comunicação de ciência.

*Livro em acesso aberto "Química-Física Molecular: palestras no Rómulo" da autoria do Prof. José Teixeira Dias disponível AQUI

Fotos no Facebook