a carregar...

FLUC

GeoSaude 2014

Curso Breve | Epidemiologia Espacial



Objetivos:

O curso de Epidemiologia Espacial objetiva apresentar os principais métodos de análise espacial em epidemiologia: mapeamento de doenças, estudos ecológicos, exposição ambiental e análise de aglomerados espaciais. Pretende-se capacitar os alunos para:

  • Entender os conceitos básicos de epidemiologia espacial e a importância do uso do espaço geográfico na Saúde.
  • Conhecer os diferentes tipos de dados espaciais.
  • Identificar os métodos estatísticos utilizados em Epidemiologia Espacial.
  • Utilizar programas computacionais para mapeamento de dados de saúde e análise de clusters.

Conteúdos programáticos:

1. Epidemiologia Espacial

Conceitos básicos, métodos e aplicações da Epidemiologia Espacial. Tipos de dados. Qualidade e fontes dos dados populacionais e de saúde. Conceitos básicos de cartografia para georeferenciação de dados. Exercícios práticos de georeferenciação por coordenadas, por moradas, por áreas, com recurso a Sistema de Informação Geográfica e Google Earth. Comparação da exatidão dos métodos de georeferenciação e implicações em epidemiologia espacial.

2. Análise Espacial de dados de saúde

Métodos estatísticos e não-estatísticos. História do mapeamento de doenças. Relação dos fatores socioeconómicos e ambientais com a saúde. Viés e confundimento em epidemiologia espacial. Mapeamento de doenças: limitações dos mapas coropletos. Exercícios práticos de mapeamento de dados de mortalidade e sobreposição de dados ambientais e socioeconomicos.

3. Análise estatística espacial

O problema das unidades de área modificáveis. O problema dos pequenos números.

Método bayesiano empírico para mapeamento de doenças. Métodos geoestatísticos para mapeamento de doenças. Mapas de risco espacial. Exercícios práticos utilizando dados de mortalidade em pequenas áreas.

4. Análise de clusters

Métodos por pontos e por áreas. Autocorrelação espacial global e local. Interpolação espacial e aplicações em epidemiologia espacial. Exercícios práticos.

Organização e Funcionamento:

O curso tem a duração de doze horas repartidas por quatro módulos de três horas. Em cada módulo serão apresentados conceitos teóricos seguidos de exercícios práticos com recurso a programas computacionais Open Source de Sistemas de Informação Geográfica e Estatística Espacial. Em cada módulo é fornecido ao participante:

i) Referências bibliográficas gerais e especializadas;

ii) Dados espaciais;

iii) Copia dos programas Open Source utilizados no curso.

Requisitos:

Possuir computador portátil.

Público-alvo:

O curso destina-se a profissionais de vários domínios de atividade (Geografia, Medicina, Saúde Pública, Sociologia, Ciências da Engenharia, Gestão, Economia, entre outros) e a estudantes, independentemente da sua matriz disciplinar e do ciclo de estudos em que estão inscritos.

Responsável:

Maria de Fátima de Pina (FMUP, Portugal)

Professora Associada da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Investigadora do Instituto de Engenharia Biomédica da mesma Universidade, onde coordena o grupo de Investigação de GeoEpidemiologia.

Datas:

21 e 22 de abril de 2014 (Manhã: 10:00-13:00h; Tarde: 14:30-17:30h)

Duração:

12 horas