a carregar...

FLUC

GeoSaude 2014

Curso Breve | Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e Saúde



Objetivos:

O curso privilegia a análise de problemas, os aspetos metodológicos da investigação e da prática em Geografia da Saúde com recurso a Sistemas de Informação Geográfica (SIG). A tecnologia SIG é apresentada como suporte de processamento de dados espaciais a partir do qual se adquire, se representa, se analisa e se modela informação geográfica.

A realização do curso em SIG e Saúde pressupõe, portanto, a aquisição de conhecimentos e de capacitação para:

  • Analisar espacialmente problemas em Geografia da Saúde utilizando princípios, conceitos e fundamentos de SIG e de análise espacial;

  • Saber escolher procedimentos científicos e técnicos de processamento de dados espaciais em Geografia da Saúde com recurso a SIG;

  • Utilizar aplicações computacionais de processamento de dados espaciais para extração, representação e modelação de problemas em Geografia da Saúde.

Conteúdos programáticos:

1. Sistemas de Informação Geográfica, Detecção Remota e Análise Espacial aplicados à Saúde

Princípios, conceitos e fundamentos de Sistemas de Informação Geográfica e de análise espacial. Aquisição, estruturação e gestão de dados espaciais para Saúde. Qualidade dos dados. Casos de estudo. Aplicação dirigida para aquisição de dados ambientais (temperatura de superfície, índices de vegetação e corpos de água) por Detecção Remota com operações de processamento digital de imagem em SPRING e ArcGIS®

2. SIG e Análise Espacial aplicados à Geografia da Saúde

Princípios, conceitos e fundamentos de conceção e estruturação de indicadores/fatores de saúde. Casos de estudo. Aplicação dirigida de representação cartográfica uni-variada de dados de saúde (mapas temáticos de indicadores/fatores) e de análise de clusters com mapeamento em ArcGIS®. Análise de padrões espaciais.

3. SIG e Análise Espacial aplicados à Geografia da Doença

Princípios, conceitos e fundamentos de Epidemiologia, Epidemiologia Espacial e Estatística Espacial. Casos de estudo. Aplicação dirigida de análise epidemiológica de um problema de saúde pública, combinando operações em ambiente ArcGIS® com operações de estatística espacial em ambiente Geoda.

4. SIG e Análise Espacial aplicados à Geografia dos Cuidados de Saúde

Princípios, conceitos e fundamentos de elaboração de modelos de localização de infraestruturas de saúde e de acesso aos cuidados de saúde. Casos de estudo. Aplicação dirigida de modelos de acessibilidade e location-alocation em ArcGIS®

Organização e funcionamento:

O curso tem a duração de doze horas repartidas por quatro módulos de três horas. O primeiro módulo é dedicado aos conceitos, métodos e funcionalidades fundamentais em Sistemas de Informação Geográfica e em análise espacial orientados para o trabalho em Geografia da Saúde, Geografia da Doença e Geografia dos Cuidados de Saúde. Os restantes módulos são enquadrados por uma breve introdução teórico prática (com duração máxima de quarenta minutos) de enquadramento orientador das aplicações computacionais. As aplicações computacionais são realizadas sobretudo com software ArcGIS® mas também com software OS no caso de exercícios dirigidos mais avançados.

Em cada módulo é fornecido ao participante:

i) Referências bibliográficas gerais e especializadas;

ii) Dados geográficos;

iii) Guião da organização da aprendizagem para aplicações computacionais dirigidas durante o curso e pós-curso.

Requisitos:

Possuir computador portátil.

Público-alvo:

O curso destina-se a profissionais de vários domínios de atividade (Geografia, Medicina, Saúde Pública, Sociologia, Ciências da Engenharia, Gestão, Economia, entre outros) e a estudantes, independentemente da sua matriz disciplinar e do ciclo de estudos em que estão inscritos.

Responsáveis:

José António Tenedório (e-GEO-UNL, Portugal)

Geógrafo. Professor Associado na Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Investigador no e-GEO, Centro de Estudos de Geografia e Planeamento Regional.

André Oliveira (ISEGI-UNL, Portugal)

Geógrafo e mestre em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica. Docente convidado na Universidade Nova de Lisboa, Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação. Doutorando em Saúde Internacional na Universidade Nova de Lisboa, Instituto de Higiene e Medicina Tropical.

Cláudia Costa (CEGOT-UC, Portugal)

Geógrafa e mestre em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica. Bolseira de Investigação em projetos financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Ministério da Saúde e União Europeia (UE) no Gabinete de Investigação em Geografia da Saúde (CEGOT-Universidade de Coimbra). Doutoranda em Geografia na Universidade de Coimbra.

Datas:

21 e 22 de abril de 2014 (Manhã: 10:00-13:00h; Tarde: 14:30-17:30h)

Duração:

12 horas