Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Sobre nós

Projeto COMEDIG (PTDC/CED-EDG/32560/2017)

AS COMPETÊNCIAS DIGITAIS E MEDIÁTICAS, tal como as competências multilingues, de cidadania, empreendedorismo, ou sensibilidade e expressão cultural, entre outras, são consideradas, hoje em dia, como as  COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS necessárias para responder de forma eficaz aos desafios sociais e económicos, emergentes no mundo contemporâneo. A aquisição dessas competências contribui para a realização pessoal e uma vida profissional e social bem-sucedida, fomentando as atitudes de CIDADANIA ATIVA E RESPONSÁVEL.

Os conhecimentos, aptidões e atitudes que correspondem às competências digitais e mediáticas abrangem capacidades do DOMÍNIO TÉCNICO, INFORMATIVO E SOCIAL, podendo ser classificados de seguinte forma:

  • a capacidade de aceder e utilizar de forma segura, ética e responsável os diferentes equipamentos e serviços mediáticos;

  • a capacidade de análise, compreensão e avaliação critica dos diferentes elementos do conteúdo mediático e do processo da sua criação, tendo em conta a perspetiva de produtor e de audiência, bem como a contextualização política, ideológica, estética e económica da informação processada;

  • a capacidade de criação de conteúdos de comunicação e interação através dos media.

Em Portugal, a Educação para os Media faz parte da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.

Neste contexto, o projeto COMEDIG pretende ELABORAR RECURSOS EDUCATIVOS DIGITAIS e oferecer ORIENTAÇÕES PARA FORMAÇÃO nesta área, alicerçando-se no diagnóstico prévio do perfil de competências, existente em diferentes anos de escolaridade, bem como na identificação das necessidades manifestadas pelos diferentes elementos (alunos e professores) da comunidade escolar.



FCT logotipo



Logos restantes
Projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia I.P./MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC)