Estudar o fogo em segurança: como fazer um turbilhão de fogo
O CEIF-ADAI tem o maior interesse em proporcionar uma visita formativa aos alunos da Universidade de Verão da Universidade de Coimbra – 2025. O local escolhido é o nosso Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais (LEIF), situado no Aeródromo da Lousã. Esta visita irá focar-se na realização de ensaios com fogo e onde é possível observar e identificar fenómenos inerentes ao comportamento do fogo nos incêndios florestais. Através dos vários equipamentos existentes é possível estudar o fogo em total segurança e mostrar a nossa investigação e contribuições nesta área muito relevante no nosso País.
No final da visita iremos criar um turbilhão de fogo!
Little Pepper, o amigo Robô, e os nossos Macacos Amestrados
Competição Race Party – Sempr’Abrir
A atividade será composta por duas partes. Uma delas será dedicada à Robótica social e industrial, onde proporemos que o nosso amigo Pepper, um Robô simpatiquíssimo, possa conviver com os participantes.Pretende-se que os participantes adquiram conhecimentos de robótica social através da interação com um robô humanoide (dimensões de uma criança de 8 anos). A interação é estabelecida por meio verbal e pelo contacto físico entre a pessoa e o robô. Serão ainda realizadas demostrações de aplicações industriais que utilizam robôs de última geração. A segunda parte será dedicada aos “macacos”, designação dada em meio industrial aos cilindros pneumáticos. Construiremos circuitos utilizando energia pneumática (ar comprimido) e energia elétrica. Mostraremos a evolução da realização manual de uma tarefa até se atingir a versão integralmente automática. Os participantes terão oportunidade de efetuar algumas montagens que lhe serão propostas.
Será possível imprimir peças metálicas com um robô?
Engenharia em Ação: Quem não trabuca não manduca
Engenharia em Ação: Desafio de Montagem
Engenharia em Ação: Quem não trabuca não manduca: Uma equipa de robôs vai trabalhar de forma coordenada num espaço também partilhado por humanos. Os robôs executam tarefas em colaboração com os humanos, tais como montagem de componentes ou tarefas logísticas no chão de fábrica.
Engenharia em Ação: Desafio de Montagem: Os participantes serão convidados a participar num desafio de engenharia, onde terão de desenvolver um processo de montagem, que lhes permita responder às exigências de um cliente. Serão utilizadas técnicas de melhoria contínua para fabricar o produto com o ritmo e a qualidade desejados pelo cliente, proporcionando aos participantes a oportunidade de trabalhar num ambiente semelhante ao encontrado em empresas reais.