/ ÁREAS DO SABER

SOCIOLOGIA

Quais as dinâmicas de transformação que estão em curso nas sociedades contemporâneas em termos de democracia, participação pública e cidadania? De que forma os indivíduos se organizam para lutar pela resolução de problemas locais, nacionais e globais? Que direitos temos, queremos ter ou sentimos que não foram ainda concretizados? A Sociologia apresenta uma abordagem própria para estudar todas estas questões. Sendo uma ciência que analisa as relações sociais através de uma diversidade de teorias, métodos e técnicas de recolha e análise de dados, é particularmente útil na compreensão e explicação dos fenómenos e processos sociais relativos aos grandes desafios e interrogações da atualidade.

QUERO CANDIDATAR-ME

Programa

O impacto do ser humano na natureza e nos sistemas ecológicos é tão significativo e profundo que muitos cientistas sugerem denominar a atual época geológica de Antropoceno. A nossa interação com a natureza implica a necessidade de repensarmos comportamentos individuais e coletivos, sendo também urgente analisarmos as dinâmicas de poder, as desigualdades e as diferentes situações de vulnerabilidade, assim como os caminhos possíveis para mitigar o referido impacto.

As atividades propostas nesta Universidade de Verão organizam-se em torno de três momentos distintos:

i) Uma primeira reflexão conjunta, a partir do exercício da Sociologia da perda, sobre o que a crise climática implica, ou seja, o que está a desaparecer, irá ou tem de desaparecer.

ii) Num segundo momento, realizando um fórum deliberativo sobre ação climática, procuramos que os/as estudantes imaginem formas de responder aos desafios da crise climática.

iii) Num terceiro momento, avaliam-se os impactos que diferentes formas de participação desencadeadas a partir do fenómeno da crise climática podem ter na democracia e na cidadania.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO