Formação de Docentes
É um objetivo do Gabinete de Educação Médica oferecer ações de formação pedagógica a docentes da FMUC, com um enfoque especial na exploração sistemática de metodologias de ensino-aprendizagem e de avaliação atualizadas e de qualidade reconhecida.
As acções inscrevem-se num programa global de melhoria do nível da qualidade pedagógica, a que decidimos atribuir a designação genérica de TIPs. Estes cursos assumem formas diversificadas, incluindo cursos modulares com a duração de um ou mais dias sobre temáticas abrangentes, até Workshops intensivos dedicados a aspectos específicos do ensino-aprendizagem e avaliação.
Em todos os nossos cursos adoptamos um modelo pedagógico que vem sendo experimentado com grande sucesso, que implica a participação activa dos formandos, em pequeno grupo, e a reflexão conjunta sobre os problemas e desafios pedagógicos essenciais.
Designação |
Tipologia |
Duração |
Descrição |
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Ajudar os alunos a reter, recuperar e aplicar conhecimentos: estratégias baseadas na evidência |
Formação Pedagógica de Base (Workshop presencial) | 3 horas | Programa |
| Construção de Cenários de Simulação | Formação Pedagógica de Base (Workshop presencial) | 3 Horas | Programa |
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Módulo "Ensino em Grandes Grupos (Aulas Teóricas)" |
Formação Pedagógica de Base (Workshop presencial) |
4 horas (14h00-18h00) |
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Módulo "Ensino em Contexto Clínico e de Simulação" |
Formação Pedagógica de Base (Workshop presencial) |
4 horas (14h00-18h00) |
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Módulo "Avaliação de Competências Clínicas" |
Formação Pedagógica de Base (Workshop presencial) |
4 horas |
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Módulo "Avaliação de Conhecimentos (testes escritos)" |
Formação Pedagógica de Base (Workshop presencial) |
4 horas |
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Módulos "O Currículo Baseado em Competências" e "Definição de Objetivos de Aprendizagem" |
Formação Pedagógica de Base (E-learning) |
8 horas |
Programa a disponibilizar brevemente |
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Módulo (Tópicos Especiais): "Como planificar as minhas aulas: FUC, planos de aula e guias de estudo"" |
Formação Pedagógica de Base (Workshop presencial) |
2,5 horas |
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Construção de Casos Clínicos Virtuais em Body Interact |
Workshop presencial |
3,5 horas |
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Educação Médica Baseada em Competências |
Workshop presencial |
4 horas |
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Ensino com Body Interact, Software de Pacientes Virtuais |
Workshop presencial |
3,5 horas |
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OSCEs Virtuais com o Body Interact |
Workshop presencial |
3,5 horas |
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Ensinar o Raciocínio Clínico |
Workshop presencial |
4 horas |
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| Explorar Casos Clínicos Virtuais com o Body Interact | Workshop presencial | 1 horas | Programa |
| BI Studio: uma plataforma para a gestão de ensino com casos clínicos virtuais | Workshop presencial | 1,5 horas | Programa |
Recursos EDUcare
Título |
Temas |
Autores |
Data de Publicação |
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Cirurgia, Introdução à Prática Médica |
José Pedro Lopes, MD; Eva Santos, MD; Manuel Rosete, MD; Henrique Alexandrino, MD PhD |
14-10-2019 |
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Cirurgia, Introdução à Prática Médica |
José Pedro Lopes, MD; Eva Santos, MD; Manuel Rosete, MD; Henrique Alexandrino, MD PhD |
30-09-2020 |
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Obstetrícia, Gravidez |
Ana Filipa Ferreira, MD; Ana Rita Rolha, MD; Ana Sofia Pais, MD; Filipa Coutinho MD |
26-09-2022 |
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SBV, Introdução à Prática Médica |
Paulo Coimbra Martins, MD PhD |
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Introdução à Prática Médica |
Paulo Coimbra Martins, MD PhD |
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O Scriptus EDUcare (Newsletter do Gabinete de Educação Médica) constitui-se como uma das formas de afirmação e difusão dos eixos fundamentais da actividade do GEM. Tem como principais objectivos promover e reforçar o momentum inovador necessário à consecução das iniciativas no âmbito da formação de docentes; apoiar os investimentos pessoais e institucionais dos docentes e da Faculdade em prol de uma maior qualidade de ensino, conferindo-lhes maior visibilidade; contribuir para uma boa disseminação de boas práticas de Educação Médica.
Esta publicação tem uma periodicidade trimestral sendo distribuída a todos os docentes e órgãos de gestão da FMUC, e ainda aos órgãos das restantes Faculdades de Medicina e Medicina Dentária, aos membros da direcção da Ordem dos Médicos e aos Núcleos de Estudantes da FMUC.
Para ver as Newsletter já publicadas, aceda aos links abaixo.
| 2006 | |
| N.º 0 | Junho |
| Nº 1 | Outubro |
| 2007 | |
| Nº 2 | Janeiro |
| Nº 3 | Abril |
| Nº 4 | Julho |
| Nº 5 | Outubro |
| 2008 | |
| Nº 6 | Janeiro |
| Nº 7 | Abril |
| Nº 8 | Julho |
| Nº 9 | Outubro |
| 2009 | |
| Nº 10 | Janeiro |
| Nº 11 | Abril |
| Nº 12 | Julho |
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| 2010 | |
| Nº 14 | Abril |
| Nº 15 | Julho |
| Nº 16 | Dezembro |
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| 2011 | |
| Nº 17 | Outubro |
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| 2012 | |
| Nº 18 | Dezembro |
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| 2014 | |
| Nº 19 | Maio |
As Essências EDUcare são fichas pedagógicas, da responsabilidade do Gabinete de Educação Médica, nas quais se apresentam sugestões de boas práticas pedagógicas. Estas fichas são distribuídas com a Newsletter do GEM.
Programa de Aprendizagem Assistida por Pares
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A Aprendizagem Assistida por Pares (AAP) é uma modalidade de ensino-aprendizagem que granjeou grande aceitação no domínio da educação médica. Esta pode ser definida como o uso de estratégias de ensino e aprendizagem nas quais os estudantes aprendem entre si e com outros sem a intervenção imediata de um docente, implicando a criação de uma díade de estudantes (Tutor e Tutorando). A literatura educacional identifica um conjunto alargado de benefícios pedagógicos, quer para os que se encontram na posição de aprendizes-tutorandos, quer para os pares-tutores. Na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, esta abordagem educacional será integrada no currículo no âmbito do Programa de Aprendizagem Assistida por Pares (PAAP) que se inscreve no contexto global da Reforma Curricular do MIM, cuja implementação se iniciou em 2015/16. |
DOCUMENTAÇÃO ESPECÍFICA PARA TUTORANDOS (2º ANO) |
DOCUMENTAÇÃO ESPECÍFICA PARA TUTORES (6º ANO) |
| Caderneta do Tutorando - IPM III (Anexo 1) | Normas de Funcionamento e Operacionalização do PAAP (para tutores - 6º ano) |
| Caderneta do Tutorando - IPM IV (Anexo 1) | Formulário de Avaliação pelo Par-Tutor (Anexo 2) |
| Caderneta do Tutorando - Exemplo (Anexo 3) | |
| Normas de Funcionamento e Operacionalização do PAAP (para tutorandos - 2º ano) |
Leitura Ótica e Análise Docimológica de Testes
Contactos
Diretor
Prof. Doutor Filipe Caseiro Alves
Subdiretor
Dr. Hugo Camilo Freitas da Conceição
Morada
Faculdade de Medicina
Pólo III - Pólo das Ciências da Saúde - Unidade Central
Azinhaga de Santa Comba, Celas
3000-354 Coimbra
Telefone: +351 239.857735
E-mail: gem@fmed.uc.pt
