Uma aproximação à prática do projeto: olhar para a cidade, interpretar e representar o espaço
Descobrir o que é o arquiteto é a grande viagem que o Departamento de Arquitetura se propõe fazer com os participantes, revelando, afinal, a sua responsabilidade e o seu desígnio na investigação, reinvenção ou definição do desenho do espaço que habitamos, desde a escala do habitar privado ao espaço público e à cidade.
A arquitetura é um modo de ser permanente, um compromisso constante sobre o pensar o ambiente construído que nos circunda e a forma como nos inscrevemos nele. E fazer arquitetura resulta de uma ação coordenada dos mais variados campos de conhecimento, procurando a transdisciplinaridade enquanto matriz para o desenho tanto técnico como imaterial do espaço.
Para esta compreensão, a linhas estruturantes das atividades propostas atravessam o esclarecimento da estrutura do plano de estudos do curso e da importância da sua transversalidade disciplinar, a interpretação e a descoberta da importância do edificado e do espaço da cidade através de uma visita comentada a uma obra de referência e, finalmente, a experimentação concreta do ser arquiteto através da participação num momento de processo criativo de definição de espaço.
O Darq
A cidade e o Arquiteto
O Darq: Acolhimento dos participantes e nota de boas-vindas; Apresentação do Departamento de Arquitetura: enquadramento institucional, corpo docente, instalações e estrutura curricular do Mestrado Integrado em Arquitetura.
Objetivo: dar a conhecer o DARQ, com visita pelas suas instalações e explicação de trabalhos dos diferentes anos e disciplinas, revelando simultaneamente a estrutura dos cursos, os seus objetivos e corpo docente.
Docentes Responsáveis: Prof. Doutor Miguel Correia, Prof.ª Doutora Teresa Pais, Arq.º Pedro Martins, Arq.º António Monteiro, Arq.º Diogo Rodrigues
A cidade e o Arquiteto: Percurso urbano: da alta de Coimbra até ao Jardim da Sereia; Visita ao local onde iremos desenvolver o workshop de criação de ideias para um pequenoobjeto arquitetónico.
Objetivo: Através de um percurso pedonal, introduzir o olhar do arquiteto sobre a estrutura urbana, procurando o entendimento da cidade como uma acumulação de História e conhecimento, mas também como uma estrutura aberta, em evolução, que é objeto de reflexão e matéria de projeto. Interpretaremos, pois, o espaço urbano através das suas diferentes escalas e funções e descobriremos a importância da arquitetura como solução para o espaço que habitamos. De forma mais alargada, buscaremos ainda entender o território, a relação do construído com a topografia e, finalmente, a paisagem. Sucede-se a visita ao local para onde será idealizado um pequeno objeto arquitetónico, para um exercício de reconhecimento do espaço através do desenho e da fotografia. Este processo será realizado através de um registo, em cadernos fornecidos, do percurso e reconhecimento do lugar, através do desenho. Será acompanhado também de um registo fotográfico, resultando em informação útil para desenvolvimento posterior.
Docentes Responsáveis: Arq.º Pedro Martins, Arq.º António Monteiro, Arq.º Diogo Rodrigues
Cultura Arquitetónica
Ser arquiteto I
Cultura Arquitetónica: Apresentação de obras de referência; Rápida sessão de apresentação e explicação de obras de referência para contextualização e estímulo criativo para o desenvolvimento da atividade prática de projeto.
Docentes Responsáveis: Arq.º Pedro Martins, Arq.º António Monteiro, Arq.º Diogo Rodrigues
Ser arquiteto I: Desenvolvimento de ideias e propostas em papel e sobre maquetes. Esta sessão tem como objetivo uma primeira aproximação prática ao desenvolvimento de um pequeno projeto, com discussão e experimentação de ideias com recurso à utilização do desenho, maquetes e materiais de construção, com enfoque no ato de geração de uma ideia.
Docentes Responsáveis: Arq.º Pedro Martins, Arq.º António Monteiro, Arq.º Diogo Rodrigues
Ser arquiteto II
Ser arquiteto II: Desenvolvimento de ideias e propostas em papel e sobre maquetes. Esta sessão tem como objetivo a continuação do desenvolvimento do projeto, com discussão e experimentação de ideias usando elementos gráficos e tridimensionais (imagens e maquetas).
Docentes Responsáveis: Arq.º Pedro Martins, Arq.º António Monteiro, Arq.º Diogo Rodrigues
Ser arquiteto III
Ser arquiteto III: Desenvolvimento de ideias e propostas em papel e sobre maquetes. Esta sessão tem como objetivo a continuação e conclusão do desenvolvimento do projeto, com discussão e experimentação de ideias e finalização de elementos gráficos e tridimensionais (imagens e maquetas) para a sua apresentação final no Congresso Júnior.
Docentes Responsáveis: Arq.º Pedro Martins, Arq.º António Monteiro, Arq.º Diogo Rodrigues