/ ÁREAS DO SABER 2025

ENGENHARIA INFORMÁTICA

A Licenciatura em Engenharia Informática (LEI) da Universidade de Coimbra oferece, há mais de 30 anos, um espetro alargado de conhecimentos teóricos e competências práticas, que têm formado várias gerações de engenheiros com alta empregabilidade, cuja atividade se estende a várias áreas da indústria, serviços e ensino.

A formação da LEI abrange Inteligência Computacional, Sistemas de Informação, Redes de Computadores e Engenharia de Software, para além de bases essenciais de Matemática, Física, Gestão e Comunicação. Os futuros licenciados poderão aprofundar os seus estudos em ciclos mais avançados, como mestrados e doutoramentos, ou entrar imediatamente no mercado de trabalho, onde poderão exercer profissões ligadas à conceção, desenvolvimento e administração de software e sistemas informáticos.

Programa

Tema: Uma aventura na Engenharia Informática – criando um jogo, do código ao controlador

Sinopse: Nesta atividade iremos não só desenvolver um jogo completo, mas também um controlador físico para este. A componente do jogo será programada utilizando uma linguagem de programação chamada Python, que, apesar dos seus mais de 30 anos de vida, tem vindo a crescer em popularidade, graças à sua simplicidade e versatilidade.

O jogo será conectado a um controlador físico desenvolvido com recurso a um Arduíno, consistindo este numa plataforma acessível para prototipagem eletrónica que permite experimentar uma ideia e levá-la à prática num curto espaço de tempo. Deste modo, pretende-se dar aos participantes algumas noções elementares de programação e daquilo que poderão esperar dum curso de Informática.

O objetivo desta atividade é o de familiarizar cada participante com os princípios elementares da computação física através de um processo interativo, envolvendo experimentação com microcontroladores (Arduinos), sensores/atuadores e programação em Python. A ideia é a de incentivar o recurso a meios próprios na concretização de soluções para problemas do quotidiano, recorrendo a prototipagem rápida e à experimentação como meios para o desenvolvimento de competências.

Docentes do Departamento de Engenharia Informática (DEI): Nuno Lourenço; Filipe Araújo; Tiago Cruz